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dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
dc.contributor.authorVasconcelos, Cláudia Bahia Ribeiro.-
dc.date.accessioned2021-11-03T17:24:11Z-
dc.date.issued2019-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/458-
dc.description.abstractThe results’ presentation of the research which was accomplished in the scope of the Professional Master's Degree in “Linguistics” with the purpose of answering what are the effects of a reading interventive work about comics genre to the development of the reading skills from a sample of Elementary School students at “Professor Plínio Ribeiro” state school. It was intended to describe the results of an understanding reading instruction project about the comic strip on their print and digital genres, for the development of reading skill from the students who were participating in this research and specifically, it was explored some topics which refers to textual linguistics and sociodiscursive interactionism about reading, and specifically the textual genres, comics reading textual and interactive research and to present the students’ reading diagnosis and create and develop an action plan for reading development. The purpose of it came from reading difficulties, primarily as empirical principal, as a teacher of the school, the analysis of the systemic evaluations data and, later, the proof of the difficulties through the diagnosis performed in a class. The research is based on Textual Linguistics studies according to Marcuschi (2008) Koch (2004, 2017), Koch and Travaglia (2011), Koch and Elias (2014), Sociodiscursive Interactionism assumptions, according to Bronckart (1999, 2006, 2009) and Bakhtin (2003), in addition studies about reading strategies proposed by Solé (1998). As an interventional methodology, reading strategies were adopted on Solé (1998) point of view, and the practical lessons of reading strips, according to Ramos's theorem (2017), which were associated with hypertext reading guidelines based on Davies (1995) approach. The hypothesis is that activities made through the management of reading print comic strips, (it can be seen on Monica’s gang) and digital ones (by using a software which creates and reads comic strips) students would develop some skills that were not consolidated which concerns about reading skills. The design was qualitative, along the lines of action research. The activities were directed at five intervention actions: four actions with support in print and one last in digital support. The effects were found to be quite positive. There was effective participation and development of reader’s skillpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCompetência leitorapt_BR
dc.subjectLeitura de tirinhaspt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.titleTirinhas na sala de aula: uma proposta de intervenção para o desenvolvimento da competência leitorapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoApresentação dos resultados da pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras com a finalidade de responder quais são os efeitos de um trabalho interventivo de leitura do gênero tirinhas, para o desenvolvimento da competência leitora de uma amostra de alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro. Teve como objetivo geral descrever as contribuições de um projeto de intervenção de leitura compreensiva do gênero tirinhas, impressas e digitais, para o desenvolvimento da competência leitora dos participantes da pesquisa e especificamente, além de explorar conhecimentos referentes à Linguística Textual e ao Interacionismo Sociodiscursivo, sobre leitura, leitura de gêneros textuais especificamente, leitura de tirinhas, apresentar diagnóstico de leitura dos alunos, elaborar e desenvolver plano de ação para o desenvolvimento da leitura. A motivação surgiu da constatação de dificuldades de leitura, primeiramente de forma empírica, como professora da escola, da análise dos dados das avaliações sistêmicas e, posteriormente, da comprovação das dificuldades por meio de diagnóstico realizado com a turma. Fundamentaram teoricamente a investigação estudos da Linguística Textual conforme Marcuschi (2008) Koch (2004, 2017), Koch e Travaglia (2011), Koch e Elias (2014), pressupostos de Interacionismo Sociodiscursivo, de acordo com Bronckart (1999, 2006, 2009) e Bakhtin (2003), além de estudos referentes às estratégias de leitura propostas por Solé (1998). Para embasamento da metodologia interventiva foram adotadas as estratégias de leitura propostas por Solé (1998), e atividades práticas de leitura de tirinhas, conforme teorização de Ramos (2017), associada às estratégias de leitura de hipertextos baseada na abordagem de Davies (1995). A hipótese é de que através de atividades direcionadas por meio da leitura de tirinhas impressas (veiculadas nas revistas da Turma da Mônica) e digitais (utilizando um software de criação e leitura de quadrinhos), os alunos desenvolveriam habilidades ainda não consolidadas no que diz respeito à competência leitora. O delineamento foi qualitativo, nos moldes da pesquisa-ação. As atividades foram direcionadas em cinco ações interventivas: quatro ações com tirinhas em suporte impresso e a última em suporte digital. Constatou-se que os efeitos foram bastante positivos. Houve participação efetiva e desenvolvimento da competência leitora.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-04T17:24:11Z-
dc.contributor.refereeOliveira, Ramony Maria Silva Reis-
dc.contributor.refereeVeloso, Geisa Magela-
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