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Título: O humor na tirinha “Hagar, o horrível”: uma análise multimodal
Autor(es): Cruz, Adriana Alves
Orientador(ra): Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Membro(s) Banca: Meira, Ana Clara Gonçalves Alves de
Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Palavras-chave: Leitura;Humor;Gênero tira - tirinha;Multimodalidade;Letramento
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 9-Mar-2018
Resumo: A leitura é uma atividade fundamental para o indivíduo em seu processo de escolarização e aprendizagem. Por isso, discussões em torno de estratégias cognitivas e habilidades necessárias para compreender e interpretar, que permitam ao leitor perceber e construir significados do texto, têm sido um coro social, principalmente dada a falta de competência leitora dos alunos das escolas brasileiras, inclusive nos anos finais do Ensino Fundamental. Tal realidade reverberou nos resultados de duas Atividades Diagnósticas (corpus 1) aplicadas em uma turma do 9º ano da E. E. Francisco Lopes da Silva. Constatamos que o trabalho pedagógico com o hibridismo linguístico era incipiente no contexto da sala de aula, haja vista que, para grande parte da turma, as estratégias de leitura contemplavam apenas o verbal, ficando o imagético no plano do adereço e do ilustrativo. De mais a mais, os discentes não estavam munidos de conhecimentos suficientes para compreender o efeito humorístico do gênero tira/tirinha. A priori, partimos dos seguintes questionamentos: o problema ocorre devido à falta de conhecimento acerca das estratégias envolvidas na composição das tiras/tirinhas? Basta treinar questões relativas a esse gênero, sem atentar para o modo como é construído? Assim, este trabalho se assenta no objetivo geral de buscar desenvolver e aplicar atividades de intervenção, fornecendo estratégias para que o aluno tenha subsídios necessários à compreensão de tiras/tirinhas, em especial a de “Hagar, o horrível”. Considerando a hipótese de que a dificuldade em compreender a comicidade em tiras/tirinhas não se deve à apatia ou ao desinteresse dos discentes, e, sim, a uma metodologia superficial no estudo do gênero em questão, fundamentamo-nos no aporte teórico da Linguística Sistêmico-Funcional, seguindo Halliday (2004), e da Teoria da Multimodalidade, nos termos de Kress e van Leeuwen (2006). Justifica-se a pesquisa empreendida na necessidade de a escola trabalhar com textos de variados arranjos linguísticos, nos quais o aluno perceba uma linguagem verbo-visual. Ancoradas numa abordagem do letramento multimodal e crítico, colocamos em prática um Plano de Intervenção (corpus 2), descortinando para o aluno um novo conceito de texto, mais amplo e multissemiótico. Sob esse prisma, com vistas a desenvolver um trabalho profícuo sobre a composição do gênero tiras/tirinhas, empregamos a Sequência Didática, pautada numa adaptação do que foi proposto por Dolz et al. (2004). Nesse caso, através de um plano sistemático, a metodologia selecionada orientou na formulação de cinco módulos, divididos em dez unidades, com ações contínuas e correlatas, aliando teoria à prática (Pausa Protocolada e Atividades de Interpretação). No corpus 3, aplicamos duas Atividades de Pós- intervenção, cujos dados sistematizados aduziram a validade dos estudos multimodais e a importância de conhecer os componentes do discurso humorístico. Portanto, os desdobramentos de nossa pesquisa, mormente com os resultados da intervenção, quando o rendimento dos alunos saltou de 20,5 para 76,4, corroboram a importância de um ensino de Língua Portuguesa com foco na linguagem em uso, incorporada a um contexto de situação e a um contexto de cultura.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/467
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