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Título: Consciência fonológica e ortografia: uma intervenção na escrita de alunos do ensino fundamental II
Autor(es): Souza, Alcione de Oliveira
Orientador(ra): Barbosa, Liliane Pereira
Membro(s) Banca: Coelho, Maria do Socorro Vieira
Tondineli, Patrícia Goulart
Palavras-chave: Letramento;Consciência fonológica;Ortografia;Intervenção
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 2018
Resumo: Esta pesquisa pretendeu investigar a influência de uma intervenção na escrita de alunos do Ensino Fundamental II com dificuldades fono-ortográficas. Considerando a hipótese de que um trabalho de intervenção, baseado em atividades voltadas para o desenvolvimento da consciência fonológica e da escrita ortográfica, pode minimizar essas dificuldades, objetivou- se analisar os efeitos dessa intervenção na perspectiva do Modelo de Redes, da Fonologia de Uso e do Modelos de Exemplares. Mais estritamente: i) realizar estudos sobre a consciência fonológica e a influência de trabalhos de intervenção que utilizam o desenvolvimento dessa consciência no enfrentamento de dificuldades na aquisição da leitura e da escrita; ii) diagnosticar dificuldades ortográficas na escrita de alunos do Ensino Fundamental II, através de atividades práticas, avaliando-as; iii) identificar a dificuldade ortográfica mais recorrente para a elaboração de um Plano Educacional de Intervenção (PEI) sobre ela; iv) desenvolver o plano de intervenção com os sujeitos da pesquisa, utilizando atividades que envolvam o estímulo à consciência fonológica e à escrita ortográfica para uma reorganização das conexões estabelecidas por eles no registro escrito da língua; v) analisar os resultados obtidos após a aplicação do plano de intervenção, comparando-os com os resultados obtidos na atividade diagnóstica, à luz do Modelo de Redes, da Fonologia de Uso e do Modelo de Exemplares. Como metodologia, adotou-se uma abordagem quanti-qualitativa por meio de um estudo de caso na perspectiva da pesquisa-ação, através da utilização do software “Pedro no Parque de Diversões” como subsídio metodológico para o trabalho de consolidação das habilidades metafonológicas, além de atividades ortográficas relacionadas às regularidades morfológico-gramaticais da ortografia do Português Brasileiro (MORAIS, 2010), relacionadas ao fenômeno do apagamento do -r final em verbos no infinitivo, dificuldade ortográfica mais recorrente encontrada no corpus. Os resultados indicaram não só uma diminuição significativa no número de “erros” ortográficos, após a intervenção, como o não registro de casos relacionados ao fenômeno estudado, demonstrando, assim, o alcance da reorganização pretendida das conexões estabelecidas: o armazenamento mental dos verbos no infinitivo, embora o /R/ (conforme o dialeto da comunidade linguística de que os alunos fazem parte) não necessariamente seja realizado, com representação ortográfica do -r final. Dessa forma, a conexão estabelecida, antes da intervenção, como fonológica total, pois os alunos focavam apenas na identidade de segmentos sonoros, passou a se apresentar como morfofonológica parcial, após a intervenção, já que os alunos passaram a considerar as diferenças morfológicas e de tonicidade entre as formas verbais infinitiva e flexionada. Assim, concluiu-se pela eficácia do PEI, que promoveu nos alunos a conscientização sobre a necessidade de uma reflexão consciente sobre os usos da própria língua, considerando sua estrutura como um objeto de pensamento, julgamento e, sobretudo, de manipulação.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/469
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