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dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
dc.contributor.authorQueiroz, Elizete de Souza Macêdo-
dc.date.accessioned2021-11-05T12:26:41Z-
dc.date.issued2018-03-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/477-
dc.description.abstractThe priority objective of Portuguese language teaching in primary education is the development of reading and writing skills. However, it was possible to find out in the teaching practice that the students present serious writing problems, mainly regarding the use of modality and argumentativity resources. Accordingly, this research meant to highlight the contributions of the development of an interventional proposal that contemplated reading, analysis and textual production activities, addressed in the interactionist perspective, through reading strategies, aiming to provide subjects with the acquisition of the ability to use these resources in writing. The hypothesis was that reading and writing activities, interactively worked, by means of reading strategies, propitiated the use of modality and argumentativity resources in the written production of chronicles. Thus, it was sought to answer if these activities propitiate the development of this ability in the production of this genre. In order to substantiate the proposal, studies on modalization and argumentativity anchored, among others, in the theories of Ducrot (1977, 1981 and 1987) and Koch (2000, 2011 and 2015), on the presuppositions of interactionism and their contributions to literacy in Vygotsky (1991), Bakhtin (2011) and Bronckart (2012), on textual genres in light of Bakhtin's (2011) and Marcuschi (2008) theory and on reading and writing strategies in Solé’s (1998), Koch (2005) and Koch and Elias (2015 and 2016). The methodology consisted of an action research of a qualitative nature. The data to systematize the difficulties of the subjects were obtained through a questionnaire that aimed to analyze the profile of the reader/writer and a test of textual production to demonstrate the problems regarding the use of said resources in writing. In view of the data, a plan of action was elaborated contemplating the development of interactive classes of reading, analysis and textual production. The data of the intervention were collected through the participant observation, annotated in field diary and described later. The analysis of the results showed that these classes contributed in an effective way to provide the subjects with the acquisition of the ability to use the resources of modalization and argumentativity, thus providing an improvement in the level of writing. It is hoped that this research has contributed not only to improving students’ writing skills but also to awakening reflections and changes in the pedagogical practice of other teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectModalização e argumentatividadept_BR
dc.subjectEstratégias de leitura e escritapt_BR
dc.subjectInteracionismopt_BR
dc.titleModalização e argumentatividade: uma abordagem sociointeracionista na produção de crônicaspt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoO ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental tem como objetivo prioritário o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita. No entanto, foi possível averiguar, na prática docente, que os alunos apresentam sérios problemas de escrita, principalmente quanto ao uso de recursos de modalização e de argumentatividade. Diante disso, esta pesquisa pretendeu verificar as contribuições do desenvolvimento de uma proposta interventiva que contemplou atividades de leitura, análise e produção textual, abordadas na perspectiva interacionista, via estratégias de leitura, visando propiciar aos sujeitos a aquisição da habilidade de usar esses recursos na escrita. A hipótese foi de que atividades de leitura e de escrita, trabalhadas de forma interativa, por meio de estratégias de leitura, oportunizavam o uso de recursos de modalização e argumentatividade na produção escrita de crônicas. Dessa forma, buscou-se responder se essas atividades propiciam o desenvolvimento dessa habilidade na produção desse gênero. Para fundamentar a proposta, foram realizados estudos sobre modalização e argumentatividade, ancorados, entre outras, nas teorias de Ducrot (1977, 1981 e 1987) e Koch (2000, 2011 e 2015) sobre os pressupostos do interacionismo e suas contribuições para o letramento na visão de Vygotsky (1991), Bakhtin (2011) e Bronckart (2012), sobre os gêneros textuais à luz da teoria de Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008) e sobre as estratégias de leitura e escrita na visão de Solé (1998), Koch (2005) e Koch e Elias (2015 e 2016). A metodologia consistiu em uma pesquisa-ação de cunho qualitativo. Os dados para sistematizar as dificuldades dos sujeitos foram obtidos através de um questionário que objetivou analisar o perfil do leitor/escritor e um teste de produção textual para demonstrar os problemas quanto ao uso dos referidos recursos na escrita. À vista dos dados, foi elaborado um plano de ação contemplando o desenvolvimento de aulas interativas de leitura, análise e produção textual. Os dados da intervenção foram coletados por meio da observação participante, anotados em diário de campo e descritos posteriormente. A análise dos resultados mostrou que essas aulas contribuíram de forma eficaz para propiciar aos sujeitos a aquisição da habilidade de usar os recursos de modalização e argumentatividade, possibilitando, assim, a melhoria do nível de escrita. Espera-se que esta pesquisa tenha contribuído não só para a melhoria da competência escritora dos alunos, mas também para despertar reflexões e mudanças na prática pedagógica de outros professores.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T12:26:41Z-
dc.contributor.refereeNepomuceno, Arlete Ribeiro-
dc.contributor.refereeOliveira, Ramony Maria da Silva-
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