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Título: Gêneros digitais e multiletramentos: novas práticas pedagógicas em sala de aula
Autor(es): Andrade, Florência Vieira Pacheco
Orientador(ra): Vieira, Fábia Magali Santos
Membro(s) Banca: Mendes, Maria Aparecida Colares
Maia, Maria Jacy Veloso
Palavras-chave: Gêneros digitais;Letramento;Multiletramentos;Produção escrita
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 7-Mar-2018
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar as dificuldades de alfabetização e de letramento de 06 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Pio XII, Januária – MG, e contribuir para a elevação dos níveis de escrita, por meio de atividades utilizando o gênero digital blog como recurso didático de ensino, a partir do desenvolvimento de atividades de escrita, gêneros textuais e digitais, promovendo os multiletramentos. Nossa hipótese diretriz foi a de que o trabalho com o gênero digital blog pode contribuir para elevar o nível de alfabetização e do letramento dos alunos envolvidos nesta pesquisa. A abordagem metodológica foi de natureza aplicada, classificada como explicativa. Os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, a pesquisa-ação e a pesquisa participante. A investigação bibliográfica permitiu a construção de conhecimento sobre conceitos e teorias sobre o objeto da pesquisa, principalmente nos estudos de Soares (2003, 2004, 2014); Lemle (1991); Cagliari (1995); Grossi (1990); Antunes (2003); Marcuschi (2001, 2008); Bakhtin (1999); Rojo (2009, 2012); Kleiman (2005, 2008); Marcuschi e Xavier (2010); Coscarelli (2016) e Ribeiro (2016). Com o objetivo de coletar informações para análise quantitativa dos dados, as técnicas de coleta de dados foram observação, questionário, Atividade Inicial de Escrita – AIE, Projeto Educacional de Intervenção – PEI e Atividade Final de Escrita – AFE. O Projeto Educacional de Intervenção – PEI foi desenvolvido a partir da hipótese diretriz que norteou esta pesquisa, baseadas nas metáforas de aprendizagem do século XXI, de David Thornburg (1996), por meio de quatro módulos de aprendizagem, nomeados de Módulo 1: Conhecendo (Fogueira), Módulo 2: Dialogando (Poço d’água); Módulo 3: Refletindo (Caverna); e Módulo 4: Praticando (Vida). A análise dos dados coletados nas atividades AIE, PEI e AFE revelou que foi possível elevar os níveis de escrita dos alunos que, apesar de matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental, cometiam falhas de escrita de 1ª e 2ª ordens, conforme definidas por Lemle (1991). Embora ainda não sejam considerados alfabetizados, os sujeitos desta pesquisa evoluíram na escrita.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/478
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