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dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.authorBorges, Giovana Karine Souto Martins-
dc.date.accessioned2021-11-05T13:15:44Z-
dc.date.issued2018-03-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/479-
dc.description.abstractThe present research broaches a Special Education under the perspective of Inclusive Education, as well as the teachers’ everyday confrontations in classrooms of public regular schools including the lack of specific formation on the subject. Thus, we present the data of a qualitative research-action that evaluated the limits and contributions of a continuing education course offered to Portuguese teachers, focused on teaching practice of deaf and autistic students inserted in the regular school. Interests us to know the extent to which teacher formation can be identified as a possible solution to improve the process of educational inclusion of the deaf and autistic, as well as measuring the extent of this contribution. We also aim a) to develop and offer a continuing education presential course about educational inclusion for eight Elementary School Portuguese teachers of two public schools of Montes Claros (MG), with a duration of 30 hours; b) to do theoretical considerations capable of substantiating what constitutes inclusive education, as well as who are the autistic and deaf people and c) to analyze the Portuguese teacher’s speech before, during and after the course, sizing the image they construct from the formation. The data collection was performed through the application of two questionnaires (one of initial poll, before the course, another of final poll, after the course), accompanied by records of a research diary and activities carried out by participants during the course. The results indicate that the teachers overvalue the formation, placing in it the solution of all issues involving inclusion. On the other hand, we also conclude that the course offered contributes more effectively for the awakening of consciousness, the empowerment of the subjects, the security and the proximity between educator and educating than to the instantaneous change of pedagogical practice, that will probably happen over time.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectAutistaspt_BR
dc.titleFormação de professores para a educação inclusiva de alunos surdos e autistas: um projeto de intervençãopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda a Educação Especial sob a perspectiva da Educação Inclusiva, bem como os enfrentamentos cotidianos dos docentes, em salas de aula de escolas regulares e públicas, incluindo a falta de formação específica diante do tema. Assim, apresentamos os dados de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, que avaliou os limites e contribuições de um curso de formação continuada oferecido para professores de português, voltado para a prática de ensino de alunos surdos e autistas inseridos na rede regular. Interessa-nos saber até que ponto a formação de professores pode ser apontada como possibilidade de solução para a melhoria do processo de inclusão educacional de surdos e autistas, assim como mensurar o alcance dessa contribuição. Objetivamos ainda a) elaborar e oferecer um curso presencial de formação continuada sobre inclusão educacional, para oito professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II de duas escolas públicas de Montes Claros (MG), com duração de 30 horas; b) tecer considerações teóricas capazes de fundamentar o que vem a ser a educação inclusiva, assim como quem são as pessoas autistas e surdas e c) analisar o discurso do professor de português antes, durante e após o curso, dimensionando a imagem que constroem da formação. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de dois questionários (um de sondagem inicial, antes do curso,outro de sondagem final, após o curso), acompanhados de registros de um diário de pesquisa e de atividades realizadas pelos participantes durante o curso. Os resultados indicam que os docentes supervalorizam a formação, depositando nela a solução de todas as questões que envolvem a inclusão. Por outro lado, concluímos também que o curso ofertado contribui mais eficazmente para o despertar da consciência, o empoderamento dos sujeitos, a segurança e a proximidade entre educador e educando do que para a instantânea mudança da prática pedagógica, que provavelmente acontecerá ao longo do tempo.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T13:15:44Z-
dc.contributor.refereeTeixeira, Gustavo Leal-
dc.contributor.refereeLima, Maria da Penha Brandim de-
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