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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/479
Título: | Formação de professores para a educação inclusiva de alunos surdos e autistas: um projeto de intervenção |
Autor(es): | Borges, Giovana Karine Souto Martins |
Orientador(ra): | Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo |
Membro(s) Banca: | Teixeira, Gustavo Leal Lima, Maria da Penha Brandim de |
Palavras-chave: | Educação inclusiva;Educação especial;Formação de professores;Surdos;Autistas |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 7-Mar-2018 |
Resumo: | A presente pesquisa aborda a Educação Especial sob a perspectiva da Educação Inclusiva, bem como os enfrentamentos cotidianos dos docentes, em salas de aula de escolas regulares e públicas, incluindo a falta de formação específica diante do tema. Assim, apresentamos os dados de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, que avaliou os limites e contribuições de um curso de formação continuada oferecido para professores de português, voltado para a prática de ensino de alunos surdos e autistas inseridos na rede regular. Interessa-nos saber até que ponto a formação de professores pode ser apontada como possibilidade de solução para a melhoria do processo de inclusão educacional de surdos e autistas, assim como mensurar o alcance dessa contribuição. Objetivamos ainda a) elaborar e oferecer um curso presencial de formação continuada sobre inclusão educacional, para oito professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II de duas escolas públicas de Montes Claros (MG), com duração de 30 horas; b) tecer considerações teóricas capazes de fundamentar o que vem a ser a educação inclusiva, assim como quem são as pessoas autistas e surdas e c) analisar o discurso do professor de português antes, durante e após o curso, dimensionando a imagem que constroem da formação. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de dois questionários (um de sondagem inicial, antes do curso,outro de sondagem final, após o curso), acompanhados de registros de um diário de pesquisa e de atividades realizadas pelos participantes durante o curso. Os resultados indicam que os docentes supervalorizam a formação, depositando nela a solução de todas as questões que envolvem a inclusão. Por outro lado, concluímos também que o curso ofertado contribui mais eficazmente para o despertar da consciência, o empoderamento dos sujeitos, a segurança e a proximidade entre educador e educando do que para a instantânea mudança da prática pedagógica, que provavelmente acontecerá ao longo do tempo. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/479 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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