Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/480
Título: | Contribuições do interacionismo sociodiscursivo para a ressignificação da leitura: estratégias de leitura de contos no Ensino Fundamental |
Autor(es): | Silva, Gleicilane Aparecida Torres de Souza |
Orientador(ra): | Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de |
Membro(s) Banca: | Leite, João de Deus Machado, Claudia Aparecida Ferreira |
Palavras-chave: | Estratégias de leitura;Interacionismo sociodiscursivo;Compreensão leitora;Conto - Gênero textual |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 5-Abr-2018 |
Resumo: | Sabe-se que a leitura é uma habilidade intelectual das mais importantes a ser desenvolvida e cultivada por uma pessoa, pois, além de ser diretamente responsável pelo enriquecimento do vocabulário, pela obtenção de conhecimentos e pela dinamização do raciocínio, na escola, ela influencia no processo de aprendizagem de todos os demais conteúdos. Por ser um processo que vai além da decodificação de símbolos linguísticos, requer um trabalho sistemático, teoricamente fundamentado e que, de fato, envolva os alunos. Foi nessa perspectiva que este trabalho de investigação teve como objetivo geral por em evidência os resultados do desenvolvimento de uma proposta de leitura de contos, fundamentada no Interacionismo Sociodiscursivo, desenvolvida por meio de estratégias de leitura, com uma turma de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual ―Américo Caldeira Brant‖. Sua realização foi motivada não só pela observação do desinteresse dos alunos pelas atividades leitura, mas também pelo baixo desempenho deles nas avaliações sistêmicas e justificada pelo interesse e pela oportunidade de influenciar positivamente a proficiência leitora dos participantes da pesquisa, transformando a prática profissional por meio da pesquisa-ação. A intenção foi responder quais são os resultados do desenvolvimento de uma proposta de leitura de contos, fundamentada no interacionismo sociodiscursivo e desenvolvida por meio de estratégias de leitura. Para isso foram traçados objetivos específicos que visaram a uma exploração teórica para fundamentar as ações, a demonstração sistemática do desinteresse e das habilidades de leitura desses alunos e o planejamento e desenvolvimento de ações de leitura de contos. A ancoragem teórica eleita foi o Interacionismo Sociodiscursivo, conforme proposto por Bakhtin (1929), por Vygotsky (1934-1985) e por Bronckart (2012). Foram abordadas concepções de leitura, principalmente conforme Kleiman (2016) e Koch (2002); concepções de gêneros discursivos na visão de Bakhtin (1979) e de Marcuschi (2008) e, especificamente, sobre o gênero conto, de acordo com Gotlib (1985); finalmente, sobre estratégias de leitura, conforme Solé (1998). Foi proposto e desenvolvido um plano de ação de leitura do gênero conto, objetivando despertar o gosto pela leitura e proporcionar a leitura compreensiva. Os resultados evidenciaram que aulas criativas, dinâmicas e interativas agradam os alunos, geram participação efetiva, e, consequentemente, resultados positivos. Os participantes da pesquisa foram capazes de monitorar a própria aprendizagem, pelo viés da antecipação, da elaboração de inferências e da verificação das hipóteses levantadas, comprovando assim que as aulas de Língua Portuguesa desenvolvidas a partir de investigação e de ações práticas, teoricamente fundamentadas, podem melhorar a relação do sujeito com o texto e a compreensão leitora, o que é gratificante para o professor. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/480 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gleicilane Aparecida Torres de Souza Silva.pdf | 4,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.