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dc.contributor.advisorOliveira, Ilca Vieira de-
dc.contributor.authorMartins, Luciana Patrício Duarte-
dc.date.accessioned2021-11-05T13:48:36Z-
dc.date.issued2019-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/481-
dc.description.abstractThis work aimed to make a proposal for intervention with the goal of improving reading skills of the students from the 8th year of Elementary School at “Professor Plínio Ribeiro” State School. The scope of the intervention proposal of this project was to provide students contact with literature from the short stories such as: “The Oval Portrait” by Edgar Allan Poe; “The Mirror” by Machado de Assis; and the film “Alice Through the Looking Glass,” which was directed by James Bobin. Based on the correlation between the works mentioned, it was possible to develop teaching-learning practices that allowed the interest and development of critical sense of the students. The methodological approach was arranged in action research and the theoretical basis is focused on the studies of Magda Soares, Roxane Rojo, Vincent Jouve, Teresa Colomer, Lígia Cademartori, Harold Bloom, Leila Perrone-Moisés, Antônio Candido, Isabel Solé, Nádia Battella Gotlib, Charles Kiefer, Tzvetan Todorov and Ana Luiza Camarani. The intervention was carried out from the model designed by Rildo Cosson (2012), whose steps are: motivation, introduction, reading and post-reading. The proposal presented and executed was based on the difficulties presented by students in practicing reading in a pleasant way. We present the literary reading through the short stories that would be the “passport” for reading of larger works. Through the observations recorded throughout the classes it was possible to perceive that the students are interested in reading as long as resources and methodologies are used to make funnier classes. Thus, the intervention proposal demonstrated that literary literacy is essential for the development of student reading instruction, and for this, it is necessary that teacher uses all possible means. The intervention gave the students greater interest in literature, and with this they exercised their creativity by writing their own short stories as well as their own comics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectnarrativa fantásticapt_BR
dc.subjectcontopt_BR
dc.subjectMachado de Assispt_BR
dc.subjectEdgard Allan Poept_BR
dc.subjectLewis Carrollpt_BR
dc.subjectJames Bobin e ensino de literaturapt_BR
dc.titleLivros são viagens, contos são bilhetes de partida: a literatura fantástica em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo realizar uma proposta de intervenção com o intuito de melhorar as competências leitoras dos alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro. A proposta de intervenção do presente projeto foi de proporcionar aos alunos o contato com a literatura a partir dos contos “O retrato oval”, de Edgar Allan Poe e “O espelho”, de Machado de Assis; e do filme Alice através do espelho, dirigido por James Bobin. A partir da correlação entre as obras citadas, buscaram-se desenvolver práticas de ensino-aprendizagem que possibilitassem o interesse e desenvolvessem o senso crítico dos discentes. A abordagem metodológica do projeto estava centrada na pesquisa-ação, e a base teórica está alicerçada nos estudos de Magda Soares, Roxane Rojo, Vincent Jouve, Teresa Colomer, Lígia Cademaroti, Harold Bloom, Leila Perrone-Moisés, Antônio Candido, Isabel Solé, Nádia Battella Gotlib, Charles Kiefer, Tzvetan Todorov e Ana Luiza Camarani. A intervenção foi executada a partir do modelo desenhado por Rildo Cosson (2012), cujas etapas foram: motivação, introdução, leitura e pósleitura. A proposta realizada baseou-se na dificuldade apresentada pelos alunos em praticar a leitura de modo prazeroso. Apresentamos a leitura literária por meio dos contos que seriam o “passaporte” para a leitura de obras maiores. Através das observações registradas ao longo das aulas, foi possível perceber que os discentes se interessam pela leitura desde que sejam utilizados recursos e metodologias que tornem as aulas mais atraentes. Sendo assim, a proposta de intervenção demonstrou que o letramento literário é fundamental para o desenvolvimento da formação leitora do aluno e que, para isso ocorrer, o professor precisa lançar mão de todos os meios possíveis. A intervenção realizada ofertou aos alunos a oportunidade de conhecer mais sobre o gênero conto e de desenvolver maior interesse pela literatura, além da oportunidade de exercitar a criatividade escrevendo seus próprios contos e produzindo histórias em quadrinhos (HQs).pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T13:48:36Z-
dc.contributor.refereeBalbino, Evaldo-
dc.contributor.refereeSantos, Rita de Cássia Silva Dionísio-
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