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Título: O ensino da gramática em dis(curso) : a formação do leitor/escritor cidadão
Autor(es): Amorim, Ionete Meira Silva
Orientador(ra): Mota, Maria Alice
Membro(s) Banca: Froes, Marli Silva
Barbosa, Liliane Pereira
Palavras-chave: Escrita;Gramática;Conjunções coordenativas;Coesão textual
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 6-Mar-2018
Resumo: O estudo empreendido objetiva apresentar estratégias de intervenção, com o propósito de desenvolver habilidades dos alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Núcleo Educacional São Cristóvão, situada no município de Dom Basílio - BA, visando sanar dificuldades em empregar as conjunções como elementos de coesão, estabelecendo a relação de sentido adequada entre os enunciados do texto. Nesta pesquisa, trata-se, especificamente, de trabalhar com as conjunções coordenativas e as relações de sentido que estas estabelecem no texto. Pretendemos responder ao seguinte questionamento: Como desenvolver as habilidades dos alunos do 9.º Ano da Escola Municipal Núcleo Educacional São Cristóvão, em Dom Basílio - BA, para usar as conjunções coordenativas, reconhecendo as relações de sentido que essas conjunções conseguem produzir entre os enunciados para estabelecer a coesão entre as partes do texto? Partimos da hipótese de que estratégias metodológicas baseadas apenas na gramática tradicional, que oferecem somente atividades descontextualizadas e distantes da prática cotidiana da língua e a ausência de atividades interventivas que possam promover o ensino das habilidades necessárias para a assimilação das relações de sentido que as conjunções coordenativas estabelecem entre os enunciados contribuem para que os alunos não reconheçam essas conjunções como importantes elementos de coesão do texto além de afirmarmos que atividades interventivas podem promover o ensino das habilidades necessárias para a assimilação das relações de sentido que as conjunções coordenadas estabelecem entre os enunciados, contribuindo para a coesão textual. O objetivo geral dessa pesquisa é investigar as causas que deram origem às dificuldades que os alunos pesquisados têm no uso das conjunções coordenativas para estabelecer as relações de sentido e a coesão nos textos dos alunos do 9.º ano da Escola Municipal Núcleo Educacional São Cristóvão e aplicar um projeto de intervenção que busque contribuir para a resolução ou minimização do problema, bem como ampliar seu entendimento. Buscou-se primeiramente diagnosticar os tipos de dificuldades em relação ao referido problema, através de atividades de interpretação e produção de textos dos alunos, para entender e posteriormente construir uma proposta de intervenção que possibilite sanar as dificuldades referentes ao uso adequado das conjunções coordenativas como elementos de coesão textual. Para o desenvolvimento da presente pesquisa, usamos os pressupostos teórico-metodológicos da Linguística textual. O estudo foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira de cunho investigativo-diagnóstico e a segunda de cunho investigativo-interventivo. Com base no aporte teórico consultado, fizemos um diagnóstico e, em seguida, apresentamos, através da proposta de intervenção, atividades para melhorar o processo de aprendizagem das conjunções coordenativas. Com o desenvolvimento da etapa investigativo- diagnóstica, constatamos que os alunos pesquisados apresentam, de fato, dificuldades no uso dos elementos de coesão, não reconhecendo adequadamente as relações de sentido que as conjunções coordenativas estabelecem na construção dos textos escritos, e que tais dificuldades estão relacionadas a uma não compreensão dos referidos elementos gramaticais como um termo linguístico que está a serviço da produção do seu próprio texto. De um modo geral, as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação ao uso das conjunções coordenativas foram reduzidas com a aplicação das atividades do projeto de intervenção, embora os estudantes que participaram da pesquisa ainda não consigam entender todas as relações de sentido que esses conectores manifestam entre os enunciados, mas continuaremos a buscar novos caminhos para trabalhar com esse conteúdo de forma que faça sentido para o aluno e que produza, como resultado, leitores e escritores competentes.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/482
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