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Título: As representações gráficas não convencionais das sibilantes alveolares nas produções escritas
Autor(es): Santos, Jucinete Dias dos
Orientador(ra): Barbosa, Liliane Pereira
Membro(s) Banca: Tondineli, Patrícia Goulart
Coelho, Maria do Socorro Vieira
Palavras-chave: Ortografia;Ensino;Sibilantes /s/ e /z/;Irregularidade ortográfica;Escrita não convencional
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 5-Abr-2018
Resumo: Este estudo tem como objeto de investigação as representações gráficas não convencionais dos fonemas /s/ e /z/ em textos escritos por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Seu objetivo geral é analisar, através de investigação teórico-prática, as representações gráficas não convencionais das sibilantes alveolares nas produções escritas dos alunos participantes, bem como o desenvolvimento de intervenção pedagógica para minimização de tais “erros” ortográficos. Especificamente, objetiva: a) pesquisar e estudar autores que abordem conhecimentos referentes à alfabetização, ao letramento, à ortografia, à escrita e ao ensino da Língua Portuguesa; b) desenvolver atividades didático-pedagógicas para a coleta de material para análise; c) avaliar os desvios ortográficos referentes ao emprego de letras não convencionais na representação gráfica dos fonemas /s/ e /z/; d) elaborar plano de ação a ser desenvolvido na turma participante da pesquisa; e) promover a intervenção pedagógica, objetivando minimizar os “erros” ortográficos quanto ao uso não convencional de letras na representação gráfica dos fonemas /s/ e /z/ no Português Brasileiro (PB); f) comparar os resultados da fase diagnóstica com os da fase pós-intervenção, para avaliação; e, por fim, g) contribuir satisfatoriamente para o alcance de melhor proficiência dos alunos no ensino da escrita, especificamente, no que se refere à ortografia. As hipóteses foram que: a) a partir do desenvolvimento de atividades de intervenção pedagógica, os problemas detectados relativos ao emprego gráfico não convencional dos fonemas /s/ e /z/ nas produções escritas dos alunos seriam amenizados, de modo que a escrita fosse aprimorada; b) os textos dos alunos, após a intervenção, apresentariam maior percentual de uso das normas ortográficas convencionais abordadas, no que se refere à representação ortográfica dos fonemas /s/ e /z/ no PB; e c) por as representações dos fonemas em estudo tratarem de casos de memorização, os alunos participantes da pesquisa, por apresentarem pouco contato com o português escrito, não conseguiriam memorizar suficientemente o emprego das letras que representam na escrita tais fonemas, de modo a cometer “erros”. Para a realização deste estudo, buscou-se fundamentação na Linguística Aplicada, especificamente, em estudiosos que tratam do ensino de ortografia, letramento, escrita e ensino de Língua Portuguesa, tais como: Soares (2004), Morais (2010), Oliveira (2005), Silva (2001), Massini-Cagliari e Cagliari (1999), entre outros. De cunho etnográfico, esta pesquisa foi desenvolvida numa abordagem quanti-qualitativa, tendo a pesquisa-ação como método científico adotado. Quanto à sua natureza, classifica-se como exploratória. Ao final desta pesquisa, mesmo tendo ocorrido em menor incidência os registros não convencionais das sibilantes /s/ e /z/ nas produções escritas dos alunos, percebe-se, pelos resultados, que o problema pesquisado não foi sanado, de modo que novas estratégias interventivas se fazem necessárias, a fim de contribuir com os alunos no aprendizado dos aspectos ortográficos estudados. Desse modo, cientes de que a busca pelo domínio da ortografia deve acompanhar o usuário da língua no momento de uso da escrita, acreditamos ter, com esta pesquisa, contribuído no despertar dos alunos participantes para a importância das convenções ortográficas.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/484
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