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dc.contributor.advisorMota, Maria Alice-
dc.contributor.authorClarisméia Vieira Rabelo Lafetá-
dc.date.accessioned2021-11-05T19:37:06Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/495-
dc.description.abstractThe thematic progression is one of the mechanisms that students need to know in order to develop the thread of the text and promote the thematic continuity. From this proposition, in this study, our goal was to investigate the continuity and discontinuity theme in the texts of 9th graders and propose an action plan to develop progression of skills and theme articulation in the opinion, in a new light evaluation. For this, we take as theoretical framework the prospects of Linguistics Textual, working with authors who bring relevant discussions on the subject, as Marcuschi (2001; 2008), Koch (2005; 2006; 2009), Travaglia (2009) and Moreira (1991), among others. The corpus of the research consisted of a total of 29 (twenty nine) 9 students texts year of a public school in the city Coração de Jesus, North of Minas Gerais. By predominantly qualitative analysis, aspects have been identified on the progression, relevance and thematic expression in an opinion article. The test result showed that students understand and maintain the central theme, although they have difficulties with the mechanisms of exploration and feedback, producing texts synthesis, with short paragraphs, built upon the topic sentence. These results served as a diagnostic to continue to research and intervention that is proposed in this paper. Were prepared then sequenced activities of proposals that could assist students in reflection on the textual phenomena that contribute to the maintenance and development of the theme. By confronting the texts, the first and second times, through a positive evaluation of the intervention process, are perceived significant advances and, with an emphasis on these results, one can conclude that: it is essential to assess, continuous and procedurally, the practice in classroom, methods and materials used, creating new teaching strategies that can contribute to a meaningful learning; and, that the conceptions of textual linguistics, on the teaching of text production, contribute to building positive, removing the misspelling of culture, to which, for a long time, served type text.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.subjectProgressão temáticapt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.titleRetextualização: uma proposta de ensino para a progressão temáticapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoA progressão temática constitui um dos mecanismos que os alunos precisam conhecer para desenvolverem o fio condutor do texto e promoverem a continuidade temática. Partindo dessa proposição, nesta pesquisa, o nosso objetivo foi investigar a continuidade e a descontinuidade temática nos textos dos alunos do 9º ano e propor um plano de intervenção que desenvolvesse habilidades de progressão e de articulação do tema no artigo de opinião, sob um novo prisma de avaliação. Para isso, tomamos como referencial teórico-metodológico as perspectivas da Linguística Textual, trabalhando com autores que trazem discussões pertinentes sobre o assunto, como Marcuschi (2001; 2008), Koch (2005; 2006; 2009), Travaglia (2009) e Moreira (1991), entre outros. O corpus da pesquisa foi constituído por um total de 29 (vinte e nove) textos de alunos do 9º ano de uma escola pública da cidade de Coração de Jesus, Norte de Minas Gerais. Através de análise predominantemente qualitativa, foram identificados aspectos sobre a progressão, a pertinência e a expressividade temática em artigo de opinião. O resultado da análise mostrou que os alunos entendem e mantêm o tema central, embora apresentem dificuldades com os mecanismos de prospecção e de retroação, produzindo textos-síntese, com parágrafos curtos, construídos em cima do tópico frasal. Esses resultados serviram como diagnóstico para dar continuidade à pesquisa e à intervenção que se propõe neste trabalho. Foram elaboradas, então, propostas de atividades sequenciadas que pudessem auxiliar os alunos na reflexão sobre os fenômenos textuais que contribuíssem para a manutenção e o desenvolvimento do tema. Ao confrontar os textos, do primeiro e segundo momentos, através de uma avaliação positiva do processo de intervenção, percebem-se avanços significativos e, com ênfase nesses resultados, pode-se concluir que: é fundamental avaliar, contínua e processualmente, a prática em sala de aula, os métodos e materiais utilizados, criando novas estratégias de ensino, que possam contribuir para uma aprendizagem significativa; e, que as concepções da linguística textual, sobre o ensino da produção de texto, contribuem para a construção de resultados positivos, afastando a cultura do erro ortográfico, para qual, por muito tempo, serviu a escrita do texto.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T19:37:06Z-
dc.contributor.refereeMeira, Ana Clara Gonçalves Alves de-
dc.contributor.refereeBarbosa, Liliane Pereira-
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