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Título: Retextualização: uma proposta de ensino para a progressão temática
Autor(es): Clarisméia Vieira Rabelo Lafetá
Orientador(ra): Mota, Maria Alice
Membro(s) Banca: Meira, Ana Clara Gonçalves Alves de
Barbosa, Liliane Pereira
Palavras-chave: Produção de texto;Progressão temática;Retextualização
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 19-Ago-2021
Resumo: A progressão temática constitui um dos mecanismos que os alunos precisam conhecer para desenvolverem o fio condutor do texto e promoverem a continuidade temática. Partindo dessa proposição, nesta pesquisa, o nosso objetivo foi investigar a continuidade e a descontinuidade temática nos textos dos alunos do 9º ano e propor um plano de intervenção que desenvolvesse habilidades de progressão e de articulação do tema no artigo de opinião, sob um novo prisma de avaliação. Para isso, tomamos como referencial teórico-metodológico as perspectivas da Linguística Textual, trabalhando com autores que trazem discussões pertinentes sobre o assunto, como Marcuschi (2001; 2008), Koch (2005; 2006; 2009), Travaglia (2009) e Moreira (1991), entre outros. O corpus da pesquisa foi constituído por um total de 29 (vinte e nove) textos de alunos do 9º ano de uma escola pública da cidade de Coração de Jesus, Norte de Minas Gerais. Através de análise predominantemente qualitativa, foram identificados aspectos sobre a progressão, a pertinência e a expressividade temática em artigo de opinião. O resultado da análise mostrou que os alunos entendem e mantêm o tema central, embora apresentem dificuldades com os mecanismos de prospecção e de retroação, produzindo textos-síntese, com parágrafos curtos, construídos em cima do tópico frasal. Esses resultados serviram como diagnóstico para dar continuidade à pesquisa e à intervenção que se propõe neste trabalho. Foram elaboradas, então, propostas de atividades sequenciadas que pudessem auxiliar os alunos na reflexão sobre os fenômenos textuais que contribuíssem para a manutenção e o desenvolvimento do tema. Ao confrontar os textos, do primeiro e segundo momentos, através de uma avaliação positiva do processo de intervenção, percebem-se avanços significativos e, com ênfase nesses resultados, pode-se concluir que: é fundamental avaliar, contínua e processualmente, a prática em sala de aula, os métodos e materiais utilizados, criando novas estratégias de ensino, que possam contribuir para uma aprendizagem significativa; e, que as concepções da linguística textual, sobre o ensino da produção de texto, contribuem para a construção de resultados positivos, afastando a cultura do erro ortográfico, para qual, por muito tempo, serviu a escrita do texto.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/495
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