Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Maria do Socorro Vieira-
dc.contributor.authorBarbosa, Anagrey-
dc.date.accessioned2021-11-05T20:20:38Z-
dc.date.issued2015-07-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/497-
dc.description.abstractBecause the betterment of writing and the use of the standard language are indispensable to and inherent in the teaching of the Portuguese language, the object of study in this dissertation is the various mistakes in writing the students of the 6th grade of the State School João Valle Maurício, in the city of Montes Claros, Minas Gerais state. The research deals specifically with the phenomena of juncture and segmentation and aims at investigating the causes for these “errors” while it also tries to find out the reasons why they happen. Based upon the analysis of the textual productions by the students of the referred school, a project of intervention was elaborated with the objective of helping to solve or minimize the problem, as well as of offering theoretical-practical subsidies to teachers working with literacy and the ones teaching the mother tongue in other school levels because, although those mistakes are common in the beginning series of schooling literacy, they remain till the final years of high school. The methodology used was the intervention-research which mixes theory and practice for the betterment of the teaching and learning processes. The hypotheses formulated for the research are: the lack of consistent linguistic knowledge on part of teachers, mainly those involving Phonology and Phonetics, and the strong influence of orality over the written language explain the occurrence of those phenomena, hypotheses consistently confirmed in the present investigation. On account of that, text demonstrates that it is important that teachers dominate theories concerning the discipline they work with. As the results demonstrated that students do not make those mistakes at random because such “errors” reveal that aspects of the oral linguistic knowledge (speech) are transferred to the writing work. Based on this revelation, it is suggested that teachers elaborate and apply intervenient, continuous and efficient activities so that those “errors” be gradually overcome through exercizing reading and writing. Because of that, to motivate teachers to think over their pedagogical practice, this dissertation stimulates reflection on how the process of teaching and learning Portuguese occurs.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.subjectProcessos fonológicos do portuguêspt_BR
dc.subjectJunturapt_BR
dc.subjectSegmentaçãopt_BR
dc.titleA segmentação e a juntura na escrita de alunos do ensino fundamental: é possível intervir?pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoComo o aprimoramento da escrita e o uso da norma padrão constituem requisitos indispensáveis e inerentes ao trabalho com a língua portuguesa, o objeto de estudo desta investigação são os vários problemas de escrita apresentados pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual João Valle Maurício, município de Montes Claros, Minas Gerais. Nesta pesquisa trata-se, especificamente, dos fenômenos segmentação e juntura não convencionadas e objetiva-se investigar as causas desses “erros”, procurando verificar de que modo isso acontece, e, com base na análise das produções textuais dos alunos da referida escola, elaborar proposta de intervenção no intuito de sanar e/ou minimizar o problema, bem como oferecer subsídios teórico-práticos para professores alfabetizadores e de língua materna, dado que, embora comuns nas séries iniciais de alfabetização, esses “erros” se perpetuam até os anos finais da escolaridade. A metodologia utilizada foi a pesquisa-intervenção, que alia teoria e prática para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. O desconhecimento sobre os saberes linguísticos, principalmente os relacionados à fonética e à fonologia da língua, bem como a influência da oralidade na escrita são as hipóteses formuladas para se explicar a ocorrência daqueles fenômenos, as quais puderam ser confirmadas nesta investigação. Por esta razão, aponta-se no texto a relevância de o professor dominar os postulados teóricos da área em que atua. Como os resultados apontam que os alunos não cometem “erros” aleatoriamente, ou seja, os “erros” revelam que aspectos do conhecimento linguístico da expressão comunicativa (fala) são transferidos para o texto escrito, a partir disso, sugere-se ao professor elaborar e aplicar atividades interventivas contínuas e eficazes, a fim de que os problemas sejam superados, gradativamente, com o exercício da leitura e da escrita. Por isso, o texto estimula a reflexão sobre como se dá o ensino e aprendizagem da língua portuguesa, visando a estimular professores e alfabetizadores a repensar sua prática pedagógica.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T20:20:38Z-
dc.contributor.refereeMagalhães, José Sueli-
dc.contributor.refereeBarbosa, Liliane Pereira-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anagrey Barbosa-A segmentação, 2015.pdfA segmentação e a juntura na escrita de alunos do ensino fundamental: é possível intervir?8,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.