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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/497
Título: | A segmentação e a juntura na escrita de alunos do ensino fundamental: é possível intervir? |
Autor(es): | Barbosa, Anagrey |
Orientador(ra): | Coelho, Maria do Socorro Vieira |
Membro(s) Banca: | Magalhães, José Sueli Barbosa, Liliane Pereira |
Palavras-chave: | Ensino de língua materna;Processos fonológicos do português;Juntura;Segmentação |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 16-Jul-2015 |
Resumo: | Como o aprimoramento da escrita e o uso da norma padrão constituem requisitos indispensáveis e inerentes ao trabalho com a língua portuguesa, o objeto de estudo desta investigação são os vários problemas de escrita apresentados pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual João Valle Maurício, município de Montes Claros, Minas Gerais. Nesta pesquisa trata-se, especificamente, dos fenômenos segmentação e juntura não convencionadas e objetiva-se investigar as causas desses “erros”, procurando verificar de que modo isso acontece, e, com base na análise das produções textuais dos alunos da referida escola, elaborar proposta de intervenção no intuito de sanar e/ou minimizar o problema, bem como oferecer subsídios teórico-práticos para professores alfabetizadores e de língua materna, dado que, embora comuns nas séries iniciais de alfabetização, esses “erros” se perpetuam até os anos finais da escolaridade. A metodologia utilizada foi a pesquisa-intervenção, que alia teoria e prática para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. O desconhecimento sobre os saberes linguísticos, principalmente os relacionados à fonética e à fonologia da língua, bem como a influência da oralidade na escrita são as hipóteses formuladas para se explicar a ocorrência daqueles fenômenos, as quais puderam ser confirmadas nesta investigação. Por esta razão, aponta-se no texto a relevância de o professor dominar os postulados teóricos da área em que atua. Como os resultados apontam que os alunos não cometem “erros” aleatoriamente, ou seja, os “erros” revelam que aspectos do conhecimento linguístico da expressão comunicativa (fala) são transferidos para o texto escrito, a partir disso, sugere-se ao professor elaborar e aplicar atividades interventivas contínuas e eficazes, a fim de que os problemas sejam superados, gradativamente, com o exercício da leitura e da escrita. Por isso, o texto estimula a reflexão sobre como se dá o ensino e aprendizagem da língua portuguesa, visando a estimular professores e alfabetizadores a repensar sua prática pedagógica. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/497 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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