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dc.contributor.advisorSantos, Rita de Cássia Silva Dionísio-
dc.contributor.authorFerreira, Ducinéia Cardoso-
dc.date.accessioned2021-11-05T20:34:24Z-
dc.date.issued2015-08-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/498-
dc.description.abstractThis work consists of an investigation into the process of formation of literary readers in elementary education by proposing reading situations grounded in literary literacy, noting also the degree of reception of students with the activities in the classroom. Thus, this work aimed to discuss the practice of literature focusing on the contributions of literary literacy, to take into consideration that literary reading need to be guided in reading practices that promote student education / player. It was intended, with this research, offer relevant discussion on the topic, based on authors such as Kleiman (2008) Cosson (2012), which discusses the practice of literary literacy in school, expansion and reading encouragement; Paulino (2008), and official documents as the National Curriculum Parameters (PCN, 1998) Portuguese, and other authors who stress the need of the practices of literary literacy as a necessary tool for effective reader training. The proposed study was qualitative, based on ethnographic research and action research, developed with students from the 7th grade of elementary school. The study involved the application of guided activities in the basic sequence model proposed by Rildo Cosson (2012), comprising the steps of motivation, introducing, reading and post-reading. The proposal invited to reflect on the challenges and possibilities of working with literary texts in school, especially from the perspective of literary literacy, whose main purpose is the training of proficient reader. During the intervention, held from reading proposition with fantastic tales, it was possible to generate grants that respond to the questions of the survey. Through observations of literature classes, it was possible to understand how to give the possibilities of literary literacy and how students recepcionam readings proposals. Thus, the proposed intervention found that the literary literacy becomes central to the development of reading education of the student, being the central task in working with literature in the school environment.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectletramento literáriopt_BR
dc.subjectFormação de leitores.pt_BR
dc.titleLiteratura na escola: práticas de letramento literário na formação de leitores do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma investigação sobre o processo de formação de leitores literários no Ensino Fundamental, ao propor situações de leitura pautadas no letramento literário, observando, também, o grau de recepção dos alunos com as atividades desenvolvidas na sala de aula. Sendo assim, esta dissertação teve como objetivo principal discutir a prática da literatura infantojuvenil com foco nas contribuições do letramento literário, ao levar em consideração que a leitura literária precisa estar pautada em práticas de leitura que fomentem a formação do aluno/leitor. Pretendeu-se, com esta pesquisa, oferecer uma discussão relevante sobre o tema, pautada em autores como Kleiman (2008), Cosson (2012), que discute a prática do letramento literário na escola, a ampliação e estímulo da leitura; Paulino (2008), além de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) de Língua Portuguesa, entre outros autores que reforçam a necessidade das práticas de letramento literário como ferramenta necessária para a efetiva formação do leitor. O estudo proposto foi de natureza qualitativa, fundamentada na pesquisa etnográfica e pesquisa-ação, desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. O estudo envolveu a aplicação de atividades pautadas no modelo de sequência básica proposto por Rildo Cosson (2012), que compreende as etapas da motivação, introdução, leitura e pós-leitura. A proposta apresentada convidou à reflexão acerca dos desafios e possibilidades de trabalho com o texto literário na escola, sobretudo, na perspectiva do letramento literário, que tem como principal finalidade a formação do leitor proficiente. Durante a intervenção, realizada a partir da proposição de leitura com contos fantásticos, foi possível gerar subsídios que respondem aos questionamentos da pesquisa. Por meio de observações das aulas de literatura, foi possível compreender como se dão as possibilidades de letramento literário e de que maneira os alunos recepcionam as leituras propostas. Assim, a proposta de intervenção constatou que o letramento literário se torna fulcral para o desenvolvimento da formação leitora do aluno, sendo a tarefa central no trabalho com a literatura no ambiente escolar.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T20:34:24Z-
dc.contributor.refereeBiella, João Carlos-
dc.contributor.refereeSilva, Alba Valéria Niza-
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