Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/501
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Rita de Cássia Silva Dionísio | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Fábio José | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-05T21:08:45Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/501 | - |
dc.description.abstract | This work proposed promoting the reader formation of a group of teenagers, students of the 9th grade of elementary school from a state public school, located in the northern state of Minas Gerais. Starting from its conception and its historical of readers, and valuing the historical and socio-cultural reality in which they are inserted, we sought to develop and improve the reader formation of these students, valuing the library as important literary literacy promotion space in the school environment and having the teacher as reader and mediator of literary reading. In addition, aiming the literary literacy, proposes to promote a reencounter with the literature, in theory and practice, expanding the scope of it and making possible the familiarization of the students with the literature, thus allowing them, increasingly, become readers. It was attempted to collect data about the historical of literary reading of these students, of the knowledge and of the reading appropriation by them, the reading habits already established, the most popular literary genres and read, accessibility to literary reading and developed activities before, during and after reading. It was hoped with this work identify the reading strategies that best suited to work relating to the literary literacy. In addition, the work highlighted the importance of the school library as a favorable environment for the spread of literary reading and the teacher's task as a promoter and mediator of reading. It was hoped, with the innovative strategies of stimulus, that literary reading would integrate the daily lives of students and the school and that the partnership firmed between the actors produce positive effects on the lives of those involved. Such research used questionnaires, tabulating the data presented, preparation and analysis of graphs to present the results. These responses point to the literary literacy profile of teenagers and allowed the elaboration of action plans with varied reading strategies and seeking reader formation of students. Accordingly, we believe that research has made significant contributions to strengthening the literacy process of the students by offering them elements to the appropriation of literary knowledge and thus expanding significantly, their reader formation. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | letramento literário | pt_BR |
dc.subject | formação do leitor | pt_BR |
dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | biblioteca | pt_BR |
dc.title | Letramento literário: Do acesso à leitura à formação leitora | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Linguistica, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.subarea | Linguistica | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propôs promover a formação leitora de uma turma de adolescentes, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual, situada no norte do estado de Minas Gerais.Partindo de sua concepção e de seu histórico de leitores, e valorizando a realidade histórica e sociocultural em que eles estão inseridos, procurou-se desenvolver e aprimorar a formação leitora desses alunos, valorizando a biblioteca como importante espaço de promoção do letramento literário no ambiente escolar e tendo o professor como leitor e mediador da leitura literária. Além disso, visando ao letramento literário, propôs promover um reencontro com a literatura, na teoria e na prática, ampliando o alcance dela e possibilitando a familiarização dos alunos com a literatura, assim permitindo-lhes, cada vez mais,tornarem-se leitores. Intentou levantar dados acerca do histórico de leitura literária desses alunos, do conhecimento e da apropriação da leitura por eles, dos hábitos de leitura já consolidados, dos gêneros literários mais conhecidos e lidos, da acessibilidade à leitura literária e das atividades desenvolvidas antes, durante e após a leitura. Esperou-se com este trabalho identificar as estratégias de leitura que melhor se adequaram ao trabalho relativo ao letramento literário. Além disso, o trabalho evidenciou a importância da biblioteca escolar como ambiente propício para a disseminação da leitura literária e a tarefa do professor como agente promotor e mediador da leitura. Esperou-se, com as estratégias inovadoras de estímulo, que a leitura literária se integrasse ao cotidiano dos alunos e da escola e que a parceria firmada entre os atores produzisse efeitos positivos na vida dos envolvidos. A referida pesquisa utilizou questionários, tabulação dos dados apresentados, elaboração e análise de gráficos para apresentação dos resultados. Essas respostas apontaram o perfil de letramento literário dos adolescentes e possibilitaram a elaboração de planos de ação com variadas estratégias de leitura e com vistas à formação leitora dos alunos. Dessa forma, acreditamos que a pesquisa trouxe contribuições significativas para o fortalecimento do processo de letramento dos alunos, oferecendo-lhes elementos para a apropriação do conhecimento literário e assim ampliando, de forma significativa, sua formação leitora. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2021-11-06T21:08:45Z | - |
dc.contributor.referee | Fróes, Marli Silva | - |
dc.contributor.referee | Oliveira, Ilca vieira de | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fábio Gonçalves-Letramento, 2015.pdf | Letramento literário: Do acesso à leitura à formação leitora | 4,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.