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Título: Letramento literário: Do acesso à leitura à formação leitora
Autor(es): Gonçalves, Fábio José
Orientador(ra): Santos, Rita de Cássia Silva Dionísio
Membro(s) Banca: Fróes, Marli Silva
Oliveira, Ilca vieira de
Palavras-chave: letramento literário;formação do leitor;ensino fundamental;biblioteca
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 6-Ago-2015
Resumo: Este trabalho propôs promover a formação leitora de uma turma de adolescentes, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual, situada no norte do estado de Minas Gerais.Partindo de sua concepção e de seu histórico de leitores, e valorizando a realidade histórica e sociocultural em que eles estão inseridos, procurou-se desenvolver e aprimorar a formação leitora desses alunos, valorizando a biblioteca como importante espaço de promoção do letramento literário no ambiente escolar e tendo o professor como leitor e mediador da leitura literária. Além disso, visando ao letramento literário, propôs promover um reencontro com a literatura, na teoria e na prática, ampliando o alcance dela e possibilitando a familiarização dos alunos com a literatura, assim permitindo-lhes, cada vez mais,tornarem-se leitores. Intentou levantar dados acerca do histórico de leitura literária desses alunos, do conhecimento e da apropriação da leitura por eles, dos hábitos de leitura já consolidados, dos gêneros literários mais conhecidos e lidos, da acessibilidade à leitura literária e das atividades desenvolvidas antes, durante e após a leitura. Esperou-se com este trabalho identificar as estratégias de leitura que melhor se adequaram ao trabalho relativo ao letramento literário. Além disso, o trabalho evidenciou a importância da biblioteca escolar como ambiente propício para a disseminação da leitura literária e a tarefa do professor como agente promotor e mediador da leitura. Esperou-se, com as estratégias inovadoras de estímulo, que a leitura literária se integrasse ao cotidiano dos alunos e da escola e que a parceria firmada entre os atores produzisse efeitos positivos na vida dos envolvidos. A referida pesquisa utilizou questionários, tabulação dos dados apresentados, elaboração e análise de gráficos para apresentação dos resultados. Essas respostas apontaram o perfil de letramento literário dos adolescentes e possibilitaram a elaboração de planos de ação com variadas estratégias de leitura e com vistas à formação leitora dos alunos. Dessa forma, acreditamos que a pesquisa trouxe contribuições significativas para o fortalecimento do processo de letramento dos alunos, oferecendo-lhes elementos para a apropriação do conhecimento literário e assim ampliando, de forma significativa, sua formação leitora.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/501
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