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dc.contributor.advisorMoraes, Carla Roselma Athayde-
dc.contributor.authorAlves, Carla Rodrigues Duarte-
dc.date.accessioned2021-11-08T11:37:58Z-
dc.date.issued2016-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/504-
dc.description.abstractConsidering the lack of motivation of students of the 9th year of the State School Mestra Hercília, located in the city of São Francisco, north of Minas Gerais, for the reading and writing in the school, and that such practice is connected to the socially relevant, communication objetive; we have proposed an educational intervention in this study that describes actions and analyzes the results of a proposal that aims to contribute to develop the habit of reading and writing in the school. Activities with a view to producing an online magazine were applied, adjusting the following genres: recipe, recipe poem, story, opinion text. It will be used the inductive and collaborative methods in this qualitative research of ethnographic imprint. At the end, the results of this process will be described, which we intend, through registration, to investigate, to prove and explain our pretension. We believe by stimulating reading, students will better understand what they are learning in the school, the purpose of reading, the "for what I am reading," what generally happens in the world and consequently, increase the quality level of middle school education, in order to effect the desired upward curve as the proficiency of these students in relation to reading and writing skills. This work of research is basically based on the works of Solé (1998), Geraldi (2012), Bazerman (2011), Koch and Elias (2012), Marcuschi (2008), Marcuschi and Hoffnagel (2007). These authors approach the possibility of becoming readers and writers through continuous work with texts and books, which are nevertheless conducted to know where one wants to go. Still, we will work with Vygotsky (2010) and Moran (2001), regarding their fundamental contribution to the collaborative method in learning and the importance of the development of intelligence and learning through social interaction and language.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectRevista Onlinept_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.titleRevista Online: uma proposta para a formação do hábito de ler e escrever na escolapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoConsiderando a falta de motivação dos alunos do 9° ano da Escola Estadual Mestra Hercília, localizada na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, para a leitura e escrita na escola, e que tal prática está ligada a objetivo de comunicação socialmente relevante, propusemos uma intervenção pedagógica que, neste estudo, descreve ações e analisa os resultados de uma proposta que pretende contribuir para desenvolver o hábito de leitura e escrita na escola. Foram aplicadas atividades com vistas à produção de uma revista online, com os seguintes gêneros discursivos: receita culinária, receita-poema, testemunho, artigo de opinião. Serão utilizados os métodos indutivo e colaborativo nesta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Ao término, serão descritos os resultados desse processo, os quais pretendemos, através de registro, averiguar, comprovar e explicar. Acreditamos que, estimulando a leitura, os alunos compreenderão melhor o que estão aprendendo na escola, a finalidade da leitura, o “para quê estou lendo”, o que acontece no mundo em geral e, consequentemente, o aumento da qualidade da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental, com vistas a efetivar a desejada curva ascendente quanto à proficiência desses alunos no que se refere às habilidades de leitura e de escrita. Este trabalho de pesquisa está fundamentado, basicamente, nas obras de Solé (1998), Geraldi (2012), Bazerman (2011), Koch e Elias (2012), Marcuschi (2008), Marcuschi e Hoffnagel (2007). Tais autores abordam a possibilidade de se fazer leitores e escritores através do trabalho contínuo com textos e livros, que sejam, todavia, conduzidos para se saber onde se quer chegar. Ainda, trabalharemos com Vigotski (2010) e Moran (2001), no que diz respeito a sua fundamental contribuição quanto ao método colaborativo na aprendizagem e na importância que há no desenvolvimento da inteligência e do aprendizado pela via da interação social e pela linguagem.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-09T11:37:58Z-
dc.contributor.refereeNepomuceno, Arlete Ribeiro-
dc.contributor.refereeQuintino, Juliana Mendes Campos-
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