Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/504
Título: Revista Online: uma proposta para a formação do hábito de ler e escrever na escola
Autor(es): Alves, Carla Rodrigues Duarte
Orientador(ra): Moraes, Carla Roselma Athayde
Membro(s) Banca: Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Quintino, Juliana Mendes Campos
Palavras-chave: Leitura;Escrita;Revista Online;Colaboração
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 25-Nov-2016
Resumo: Considerando a falta de motivação dos alunos do 9° ano da Escola Estadual Mestra Hercília, localizada na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, para a leitura e escrita na escola, e que tal prática está ligada a objetivo de comunicação socialmente relevante, propusemos uma intervenção pedagógica que, neste estudo, descreve ações e analisa os resultados de uma proposta que pretende contribuir para desenvolver o hábito de leitura e escrita na escola. Foram aplicadas atividades com vistas à produção de uma revista online, com os seguintes gêneros discursivos: receita culinária, receita-poema, testemunho, artigo de opinião. Serão utilizados os métodos indutivo e colaborativo nesta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Ao término, serão descritos os resultados desse processo, os quais pretendemos, através de registro, averiguar, comprovar e explicar. Acreditamos que, estimulando a leitura, os alunos compreenderão melhor o que estão aprendendo na escola, a finalidade da leitura, o “para quê estou lendo”, o que acontece no mundo em geral e, consequentemente, o aumento da qualidade da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental, com vistas a efetivar a desejada curva ascendente quanto à proficiência desses alunos no que se refere às habilidades de leitura e de escrita. Este trabalho de pesquisa está fundamentado, basicamente, nas obras de Solé (1998), Geraldi (2012), Bazerman (2011), Koch e Elias (2012), Marcuschi (2008), Marcuschi e Hoffnagel (2007). Tais autores abordam a possibilidade de se fazer leitores e escritores através do trabalho contínuo com textos e livros, que sejam, todavia, conduzidos para se saber onde se quer chegar. Ainda, trabalharemos com Vigotski (2010) e Moran (2001), no que diz respeito a sua fundamental contribuição quanto ao método colaborativo na aprendizagem e na importância que há no desenvolvimento da inteligência e do aprendizado pela via da interação social e pela linguagem.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/504
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLA RODRIGUES DUARTE ALVES.pdf3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.