Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/504
Título: | Revista Online: uma proposta para a formação do hábito de ler e escrever na escola |
Autor(es): | Alves, Carla Rodrigues Duarte |
Orientador(ra): | Moraes, Carla Roselma Athayde |
Membro(s) Banca: | Nepomuceno, Arlete Ribeiro Quintino, Juliana Mendes Campos |
Palavras-chave: | Leitura;Escrita;Revista Online;Colaboração |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 25-Nov-2016 |
Resumo: | Considerando a falta de motivação dos alunos do 9° ano da Escola Estadual Mestra Hercília, localizada na cidade de São Francisco, norte de Minas Gerais, para a leitura e escrita na escola, e que tal prática está ligada a objetivo de comunicação socialmente relevante, propusemos uma intervenção pedagógica que, neste estudo, descreve ações e analisa os resultados de uma proposta que pretende contribuir para desenvolver o hábito de leitura e escrita na escola. Foram aplicadas atividades com vistas à produção de uma revista online, com os seguintes gêneros discursivos: receita culinária, receita-poema, testemunho, artigo de opinião. Serão utilizados os métodos indutivo e colaborativo nesta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Ao término, serão descritos os resultados desse processo, os quais pretendemos, através de registro, averiguar, comprovar e explicar. Acreditamos que, estimulando a leitura, os alunos compreenderão melhor o que estão aprendendo na escola, a finalidade da leitura, o “para quê estou lendo”, o que acontece no mundo em geral e, consequentemente, o aumento da qualidade da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental, com vistas a efetivar a desejada curva ascendente quanto à proficiência desses alunos no que se refere às habilidades de leitura e de escrita. Este trabalho de pesquisa está fundamentado, basicamente, nas obras de Solé (1998), Geraldi (2012), Bazerman (2011), Koch e Elias (2012), Marcuschi (2008), Marcuschi e Hoffnagel (2007). Tais autores abordam a possibilidade de se fazer leitores e escritores através do trabalho contínuo com textos e livros, que sejam, todavia, conduzidos para se saber onde se quer chegar. Ainda, trabalharemos com Vigotski (2010) e Moran (2001), no que diz respeito a sua fundamental contribuição quanto ao método colaborativo na aprendizagem e na importância que há no desenvolvimento da inteligência e do aprendizado pela via da interação social e pela linguagem. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/504 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLA RODRIGUES DUARTE ALVES.pdf | 3,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.