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dc.contributor.advisorMoraes, Carla Roselma Athayde-
dc.contributor.authorRodrigues, Crístian Lustrino Borges-
dc.date.accessioned2021-11-08T14:13:35Z-
dc.date.issued2016-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/509-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to report a study on the teaching of textuality, by applying a puzzle game to 9th grade students at a public school in Varzelândia, Minas Gerais, to enable them to produce opinion texts with more thematic coherence. This skill will be important to their future professional lives and also will help them to become more critical citizens. The study included analysis of two texts written by the students in the first semester of 2016, one before and the other after the game’s application. We relied on assumptions of action research from the social-interactional perspective of language, based on the literature on textuality, more specifically on textual linguistics (ANTUNES, 2010; KOCH, 1997, KOCH and TRAVAGLIA, 2002; KOCH and ELIAS, 2014; MARCUSCHI, 2015) and discourse analysis (CHARAUDEAU, 2013; FIORIN, 2015). The results indicated that the teaching of textuality to students of this grade can improve the thematic coherence of their writing.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTexto – Ensinopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectJogo – Estratégia didáticapt_BR
dc.subjectCoerência temáticapt_BR
dc.titleEstratégia didática no trabalho com a coerência temática do texto opinativopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação possui como objeto de pesquisa o ensino da textualidade. A partir da aplicação de um plano de intervenção, com a estratégia de um jogo de quebra-cabeça, pretendemos ensinar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual do município de Varzelândia-MG, a produzir com coerência temática textos opinativos. Em função da necessidade de formar cidadãos críticos, a partir deste trabalho, almejamos minimizar os problemas de escrita, desenvolvendo a habilidade de produzir textos escritos coerentes do ponto de vista temático. A pesquisa constitui-se da análise de dois corpora colhidos durante a intervenção pedagógica no primeiro semestre de 2016, sendo um corpus colhido antes e o outro corpus colhido após a aplicação do jogo. Dentro da perspectiva sociointeracionista da língua, baseamo-nos nos pressupostos da pesquisa-ação, com a fundamentação de uma pesquisa bibliográfica sobre textualidade. Partindo do aporte teórico da Linguística Textual (ANTUNES, 2010; KOCH, 1997; KOCH e TRAVAGLIA, 2002; KOCH e ELIAS, 2014; MARCUSCHI, 2015) e da Análise do Discurso (CHARAUDEAU, 2013; FIORIN, 2015). Concluímos com este estudo que, na prática da escrita de textos opinativos no Ensino Fundamental, o estudo da textualidade é essencial, para que os alunos produzam textos com coerência temática.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-09T14:13:35Z-
dc.contributor.refereeQuintino, Juliana Mendes Campos-
dc.contributor.refereeRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
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