Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/510
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moraes, Carla Roselma Athayde | - |
dc.contributor.author | Moraes, Isabela Dias | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-08T14:34:50Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/510 | - |
dc.description.abstract | This work has as research object the teaching of the process of referential chain building by the use of (re)categorization strategies. From the application of an intervention proposal we aimed to teach 8th grade students of a municipal public school in Montes Claros, State of Minas Gerais, using referential strategies of (re)categorization by nominalizations in the production of narrative chronicles. With this, we hope to enable them to work on a monitoring task and control over lexical choices and nominalizations that configure the construction of referential chains, developing the ability to produce texts written properly and with accuracy, with a view to interaction and to argumentative guidance. The research consisted of two corpora analysis, including students‘ text productions before the intervention and the rewriting of the texts at the end of the intervention process. We relied on action research assumptions, through a literature research on referral from the perspective of Textual Linguistics on socio-cognitive interactional basis. Among the nominalization strategies, we highlight those used for both related activation as well as for the recovery and anaphoric reference thereof as follows: the coreferencial and cosignificative and recategorization anaphora (for hyperonym defined expression, generic name and neutral demonstrative pronoun) as well as the indirect anaphora (by nominalization) and associative (by meronymic relation). The results demonstrate that the re-categorization processes are essential for the production of meaning and thus, for the textual progression. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | ensino | pt_BR |
dc.subject | (re)categorização | pt_BR |
dc.subject | cadeias referenciais | pt_BR |
dc.subject | nominalizações | pt_BR |
dc.title | A referenciação (re)categorizante em crônicas narrativas [manuscrito]: uma experiência no ensino | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Linguistica, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.subarea | Linguistica | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objeto de pesquisa o ensino do processo de construção de cadeias referenciais pelo uso de estratégias de (re)categorização. A partir da aplicação de uma Proposta de Intervenção almejamos ensinar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública municipal de Montes Claros - MG, a usar estratégias referenciais de (re)categorização por nominalizações na produção de crônicas narrativas. Com isso, esperamos torná-los capazes de exercer uma tarefa de monitoramento e controle sobre as escolhas lexicais e nominalizações que configuram a construção de cadeias referenciais, desenvolvendo a habilidade de produzir textos escritos com propriedade e desenvoltura, com vistas à interação e à orientação argumentativa. A pesquisa constituiu-se da análise de dois corpus, incluindo produções de textos dos alunos antes da intervenção e a reescrita dos textos ao final do processo interventivo. Baseamo-nos nos pressupostos da pesquisa-ação, com a fundamentação de uma pesquisa bibliográfica sobre a referenciação na perspectiva da Linguística Textual de base sociocognitivo-interacionista. Entre as estratégias de nominalização, destacamos aquelas utilizadas tanto para ativação de referentes quanto para a retomada e remissão anafórica, sendo: as anáforas correferenciais cossignificativas e as recategorizadoras (por hiperônimo, expressão definida, nome genérico e pronome demonstrativo neutro), bem como as anáforas indiretas (por nomeação) e associativas (por relação meronímica). Os resultados demonstram que os processos de recategorização são essenciais para a produção de sentido e, consequentemente, para a progressão textual. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2021-11-09T14:34:50Z | - |
dc.contributor.referee | Quintino, Juliana Mendes Campos | - |
dc.contributor.referee | Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isabela Dias-A referenciação, 2015.pdf | A referenciação (re)categorizante em crônicas narrativas: uma experiência no ensino | 4,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.