Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/510
Título: | A referenciação (re)categorizante em crônicas narrativas [manuscrito]: uma experiência no ensino |
Autor(es): | Moraes, Isabela Dias |
Orientador(ra): | Moraes, Carla Roselma Athayde |
Membro(s) Banca: | Quintino, Juliana Mendes Campos Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo |
Palavras-chave: | ensino;(re)categorização;cadeias referenciais;nominalizações |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 23-Set-2015 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto de pesquisa o ensino do processo de construção de cadeias referenciais pelo uso de estratégias de (re)categorização. A partir da aplicação de uma Proposta de Intervenção almejamos ensinar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública municipal de Montes Claros - MG, a usar estratégias referenciais de (re)categorização por nominalizações na produção de crônicas narrativas. Com isso, esperamos torná-los capazes de exercer uma tarefa de monitoramento e controle sobre as escolhas lexicais e nominalizações que configuram a construção de cadeias referenciais, desenvolvendo a habilidade de produzir textos escritos com propriedade e desenvoltura, com vistas à interação e à orientação argumentativa. A pesquisa constituiu-se da análise de dois corpus, incluindo produções de textos dos alunos antes da intervenção e a reescrita dos textos ao final do processo interventivo. Baseamo-nos nos pressupostos da pesquisa-ação, com a fundamentação de uma pesquisa bibliográfica sobre a referenciação na perspectiva da Linguística Textual de base sociocognitivo-interacionista. Entre as estratégias de nominalização, destacamos aquelas utilizadas tanto para ativação de referentes quanto para a retomada e remissão anafórica, sendo: as anáforas correferenciais cossignificativas e as recategorizadoras (por hiperônimo, expressão definida, nome genérico e pronome demonstrativo neutro), bem como as anáforas indiretas (por nomeação) e associativas (por relação meronímica). Os resultados demonstram que os processos de recategorização são essenciais para a produção de sentido e, consequentemente, para a progressão textual. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/510 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isabela Dias-A referenciação, 2015.pdf | A referenciação (re)categorizante em crônicas narrativas: uma experiência no ensino | 4,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.