Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/510
Título: A referenciação (re)categorizante em crônicas narrativas [manuscrito]: uma experiência no ensino
Autor(es): Moraes, Isabela Dias
Orientador(ra): Moraes, Carla Roselma Athayde
Membro(s) Banca: Quintino, Juliana Mendes Campos
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Palavras-chave: ensino;(re)categorização;cadeias referenciais;nominalizações
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 23-Set-2015
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de pesquisa o ensino do processo de construção de cadeias referenciais pelo uso de estratégias de (re)categorização. A partir da aplicação de uma Proposta de Intervenção almejamos ensinar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública municipal de Montes Claros - MG, a usar estratégias referenciais de (re)categorização por nominalizações na produção de crônicas narrativas. Com isso, esperamos torná-los capazes de exercer uma tarefa de monitoramento e controle sobre as escolhas lexicais e nominalizações que configuram a construção de cadeias referenciais, desenvolvendo a habilidade de produzir textos escritos com propriedade e desenvoltura, com vistas à interação e à orientação argumentativa. A pesquisa constituiu-se da análise de dois corpus, incluindo produções de textos dos alunos antes da intervenção e a reescrita dos textos ao final do processo interventivo. Baseamo-nos nos pressupostos da pesquisa-ação, com a fundamentação de uma pesquisa bibliográfica sobre a referenciação na perspectiva da Linguística Textual de base sociocognitivo-interacionista. Entre as estratégias de nominalização, destacamos aquelas utilizadas tanto para ativação de referentes quanto para a retomada e remissão anafórica, sendo: as anáforas correferenciais cossignificativas e as recategorizadoras (por hiperônimo, expressão definida, nome genérico e pronome demonstrativo neutro), bem como as anáforas indiretas (por nomeação) e associativas (por relação meronímica). Os resultados demonstram que os processos de recategorização são essenciais para a produção de sentido e, consequentemente, para a progressão textual.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/510
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabela Dias-A referenciação, 2015.pdfA referenciação (re)categorizante em crônicas narrativas: uma experiência no ensino4,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.