Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/513
Título: Por um ambiente novo de ensino e aprendizagem da ortografia para a “geração polegar”
Autor(es): Costa, Dinah de Ângelis Santos Vieira e
Orientador(ra): Mota, Maria Alice
Membro(s) Banca: Peixoto, Ana Cristina Santos
Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Palavras-chave: Ortografia – Ensino-Aprendizagem;Multimídias;Aplicativo móvel – Celular
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 29-Nov-2016
Resumo: A inclusão de recursos tecnológicos como ferramenta pedagógica já faz parte da realidade de muitas escolas. No entanto, muitos são aqueles que resistem a incluir os celulares como um desses recursos. Para o desenvolvimento da pesquisa o pro- blema estabelecido foi entender se é viável a criação de um ambiente novo de ensi- no-aprendizagem da Ortografia no Ensino Fundamental, com utilização do celular e do aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp? Com base no problema de es- tudo a hipótese foi de que a inserção do celular e do aplicativo de mensagens ins- tantâneas Whatsapp de forma ordenada e planejada, pode contribuir para a afirma- ção e melhoramento dos jovens estudantes, em relação à leitura e a escrita. Este estudo se justifica pela sua relevância, uma vez que tem por horizonte, uma prática pedagógica alternativa para o ensino de Ortografia de forma contextualizada, permi- tindo que o aluno compreenda e explicite os princípios ortográficos, para que possa fazer uso deste. Diante disso, o objetivo o objetivo geral propor uma forma alternati- va de ensino-aprendizagem da Ortografia, cujo foco é o desenvolvimento efetivo das habilidades da escrita dos alunos que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental, examinado como a contribuição da tecnologia móvel do celular e do aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp, pode aumentar a qualidade do ensino desses alunos. Com esse fim buscou-se suporte teórico em diversos autores, tais como: Cagliari (2009), Faraco (2000), Lemle (1997), Morais (2002) dentre outros. Por con- siderarmos que o celular poderá ser um instrumento pedagógico poderoso, tanto por concentrar várias mídias quanto pela possibilidade de os alunos se mostrarem moti- vados para o estudo com a utilização dessa ferramenta, esta nossa pesquisa tem por objetivo foi propor uma forma alternativa de ensino-aprendizagem da Ortografia, cujo foco é o desenvolvimento efetivo das habilidades da escrita dos alunos que cur- sam o 9º ano do Ensino Fundamental, examinado como a contribuição da tecnologia móvel do celular e do aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp, pode au- mentar a qualidade do ensino desses alunos. Muitos alunos chegam a última série do Ensino Fundamental com graves dificuldades na escrita, as quais poderão acom- panhá-los por todo Ensino Médio, pelo Ensino Superior e, quem sabe, ao longo da vida, se nenhuma intervenção nesse sentido for realizada. Dessa forma, o que pre- tendemos foi desenvolver um ambiente virtual de ensino e aprendizagem através da tecnologia móvel, em particular do celular, em que os alunos poderão criar, receber, compartilhar e utilizar informações e conhecimentos sobre a Ortografia, visando a contribuir para o ensino dessa temática. Assim, pretendemos, através da pesquisa, usando os pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada e da pesqui- sa etnográfica, examinar como o uso da tecnologia móvel contribui metodologica- mente para o ensino da Ortografia e, consequentemente, para a apropriação da es- crita, já que esta é uma das condições de fundamental importância nas inúmeras situações de interações comunicativas do falante/escritor. Por conclusão, ficou evi- denciado que a realização do Plano Educacional de Intervenção teve resultado foi satisfatório, haja vista que os erros ortográficos reduziram de forma considerável, levando-nos a refletir e responder ao problema de estudo, afirmando que a criação de um ambiente novo de ensino-aprendizagem da Ortografia no Ensino Fundamen- tal, com utilização do celular e do aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp é viável e produtivo.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/513
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DINAH DE ÂNGELIS SANTOS VIEIRA E COSTA.pdf5,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.