Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Rita de Cássia Silva Dionísio-
dc.contributor.authorSouza, Paloma Carlean de Figueiredo-
dc.date.accessioned2021-11-09T16:47:19Z-
dc.date.issued2015-08-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/530-
dc.description.abstractThis research lies in the field of research on reading in Brazil, pausing on the issue of formation of literary readers. It describes and analyzes the literary literacy of elementary school students, the State School Professor Edit Gomes. The methodology adopted was action research and data were collected through questionnaires given to students, teachers and librarians in order to identify how these people deal with literary texts. The survey results show that the vast majority of students do not show interest in literary books and who do not find pleasure in the act of reading, which suggests the need for intervention work aimed at training reader. In addition to research, it proposed a pedagogical intervention from the description of the shared book reading read, write and head count (1999a), Bartolomeu Campos de Queirós, according to guidelines of the basic sequence of literary reading presented by Rildo Cosson (2006). It was found that, through motivating propositions, you can allow students a pleasurable relationship with literary texts and therefore assist them in acquiring reading proficiency levels in several texts, literary or not.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectformação leitorapt_BR
dc.titleLetramento literário: um novo olhar sobre a práticapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa situa-se no campo das investigações sobre a leitura no Brasil, detendo-se sobre a questão da formação de leitores literários. Descreve e analisa o letramento literário dos alunos do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Professora Edite Gomes, localizada em Turmalina, Minas Gerais. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação e os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a alunos, professores e bibliotecários com o fim de se identificar a forma como esses sujeitos lidam com os textos literários. Os resultados da pesquisa apontam que a grande maioria dos alunos não demonstram interesse pelos livros literários e que não encontram prazer no ato de ler, o que sugere a necessidade de um trabalho de intervenção voltado à formação leitora. Além da pesquisa, foi proposta uma intervenção pedagógica a partir da descrição da leitura compartilhada do livro Ler, escrever e fazer conta de cabeça (1999a), de Bartolomeu Campos de Queirós, segundo orientações da sequência básica de leitura literária apresentada por Rildo Cosson (2006). Comprovou-se que, por meio de proposições motivadoras, é possível possibilitar aos estudantes uma relação prazerosa com os textos literários e, por conseguinte, auxiliá-los na aquisição de níveis de proficiência de leitura em textos diversos, literários ou não.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-10T16:47:19Z-
dc.contributor.refereeBiella, joão Carlos-
dc.contributor.refereeOliveira, Ilca vieira de-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paloma Carlean-Letramento, 2015.pdfLetramento literário: um novo olhar sobre a prática1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.