Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/530
Título: Letramento literário: um novo olhar sobre a prática
Autor(es): Souza, Paloma Carlean de Figueiredo
Orientador(ra): Santos, Rita de Cássia Silva Dionísio
Membro(s) Banca: Biella, joão Carlos
Oliveira, Ilca vieira de
Palavras-chave: Letramento literário;Mediação;formação leitora
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 14-Ago-2015
Resumo: Esta pesquisa situa-se no campo das investigações sobre a leitura no Brasil, detendo-se sobre a questão da formação de leitores literários. Descreve e analisa o letramento literário dos alunos do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Professora Edite Gomes, localizada em Turmalina, Minas Gerais. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação e os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a alunos, professores e bibliotecários com o fim de se identificar a forma como esses sujeitos lidam com os textos literários. Os resultados da pesquisa apontam que a grande maioria dos alunos não demonstram interesse pelos livros literários e que não encontram prazer no ato de ler, o que sugere a necessidade de um trabalho de intervenção voltado à formação leitora. Além da pesquisa, foi proposta uma intervenção pedagógica a partir da descrição da leitura compartilhada do livro Ler, escrever e fazer conta de cabeça (1999a), de Bartolomeu Campos de Queirós, segundo orientações da sequência básica de leitura literária apresentada por Rildo Cosson (2006). Comprovou-se que, por meio de proposições motivadoras, é possível possibilitar aos estudantes uma relação prazerosa com os textos literários e, por conseguinte, auxiliá-los na aquisição de níveis de proficiência de leitura em textos diversos, literários ou não.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/530
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paloma Carlean-Letramento, 2015.pdfLetramento literário: um novo olhar sobre a prática1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.