Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/531
Título: | Pausa protocolada na leitura: ensinando a fazer inferências |
Autor(es): | Fernandes, Vilma Luíza Ruas |
Orientador(ra): | Moraes, Carla Roselma Athayde |
Membro(s) Banca: | Queiroz, Érica karine Ramos Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de |
Palavras-chave: | Leitura;Compreensão textual;inferências;estratégias de leitura;Pausa protocolada |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 18-Ago-2015 |
Resumo: | Este trabalho, fruto da primeira turma do Profletras, trata de uma Intervenção Pedagógica que desenvolvemos na E.E. Levi Durães Peres, situada em Montes Claros/MG, onde atuamos no ensino da disciplina Língua Portuguesa; os alunos participantes da pesquisa são do 7º ano do Ensino Fundamental, e nosso objetivo principal foi auxiliá-los a desenvolver a habilidade de fazer inferências, de forma a contribuir para que se tornem mais conscientes das funções cognitivas, metacognitivas e semânticas envolvidas no processo interacional de construção do sentido do texto; mais especificamente, utilizando-nos da estratégia da „pausa protocolada‟ na leitura, procuramos determinar em que medida tal estratégia poderia auxiliá-los no desenvolvimento dessa habilidade. Com efeito, resultados de avaliações diversas, desde as de cunho internacional até aquelas do cotidiano escolar, atestam a dificuldade dos alunos brasileiros, de modo geral, e também dos alunos da escola citada, em particular, em compreender o texto escrito, sendo a habilidade de fazer inferências, característica do leitor proficiente, uma de suas deficiências. Assim, após termos construído um referencial teórico sobre a leitura, pelo enfoque da proposta do sociointeracionismo na construção de sentido do texto; sobre a atividade inferencial e seu papel no processo da compreensão textual; e sobre a estratégia da „pausa protocolada‟ na leitura, desenvolvemos, com o conjunto dos 36 alunos da turma, ações que consistiram em: i) abordagem e desenvolvimento dos conceitos de texto, leitura, compreensão textual e inferência; ii) aplicação de teste escrito, a partir do gênero textual conto, com questões predominantemente inferenciais; iii) realização de sessões de „pausa protocolada‟ na leitura, as quais, por necessidades contextuais, foram mescladas com a estratégia da „leitura compartilhada‟, todas realizadas a partir dos gêneros conto e crônica; iv) ao final, aplicação de novo teste, semelhante ao primeiro, objetivando analisar se houvera avanço no nível de compreensão textual, relativamente à produção de inferências feitas pelos alunos e, em caso positivo, em que medida a intervenção pedagógica e, mais particularmente, a estratégia da „pausa protocolada‟ contribuíram para isso. Todo o processo, criteriosamente descrito e analisado, demonstrou progresso e mudança de postura de alunos diante do texto; evidenciou, também, que resultados positivos ainda mais expressivos poderão ocorrer com o desenvolvimento de „pausas protocoladas‟ na leitura ao longo dos anos/ao longo do ano e, em relação aos alunos com maiores dificuldades, individualmente ou em pequenos grupos. Demonstrou, ainda, que a mudança de postura do aluno ante o texto pressupõe um olhar respeitoso do professor sobre ele como indivíduo, cujo papel na construção de sentidos do texto deve ser, reiteradas vezes, reafirmado; sem isso, muito pouco o professor poderá fazer em relação ao ensino da leitura compreensiva e, por conseguinte, do processo inferencial, na sala de aula. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/531 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vilma Luíza-Pausa protocolada, 2015.pdf | Pausa protocolada na leitura: ensinando a fazer inferências | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.