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Título: Ensino de estratégias de leitura em turmas de EJA do Ensino Fundamental
Autor(es): Carneiro, Noeme Soares Benício
Orientador(ra): Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Membro(s) Banca: Oliveira, Ramony Maria Silva Reis
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos;Estratégias de leitura;Letramento
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 28-Mar-2019
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras da Unimontes, objetivando apontar as possíveis contribuições do trabalho com estratégias de leitura de textos da realidade dos alunos, para o desenvolvimento da competência leitora e do letramento de estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Professor Onésimo Bastos, situada em Januária, Minas Gerais. A pretensão foi responder quais as implicações do desenvolvimento de oficinas de leitura de textos do contexto de vivência dos alunos, pautadas no uso de estratégias de leitura, para o desenvolvimento da competência leitora de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Partiuse da hipótese de que, por meio do ensino de estratégias de leitura de textos do cotidiano, fundamentado nos pressupostos da Análise do Discurso, é possível desenvolver a compreensão leitora e, por conseguinte, o letramento de jovens e adultos, de forma a ampliar suas possibilidades de ação na sociedade letrada. Especificamente pretendeu-se, do ponto de vista teórico, explorar conhecimentos legais, teóricos e metodológicos referentes à Educação de Jovens e Adultos e conhecimentos referentes à Análise de Discurso, ao letramento e às estratégias de leitura. Como objetivo prático, descrever o perfil geral e as habilidades de leitura compreensiva dos alunos de uma turma do Ensino Fundamental da escola pesquisada. Já no plano metodológico, elaborar e desenvolver plano de ação, objetivando contribuir para a melhoria da proficiência em leitura dos alunos e para o trabalho com leitura na escola. A orientação metodológica da pesquisa teve como base o delineamento qualitativo por meio de uma pesquisa de campo com a finalidade de por em evidência o perfil dos alunos e o desenvolvimento de pesquisa-ação, com a realização de oficinas de leitura de textos do cotidiano dos pesquisados. Para a ancoragem teórica foram explorados, principalmente, estudos de Pecheux (1969), Orlandi (2007/2012), Soares (1998/2000), Tfouni (1988), Solé (1998) e Kleiman (2000). Para a elaboração e desenvolvimento do Plano de ação foram importantes as contribuições de Alves Filho (2011), Lopes-Rossi (2005), Baltar (2004), Rocha (2005), Tápia e Fita (2000), Solé (1998) entre outros. O percurso evidenciou que a concepção de leitura dos pesquisados restringe-se à leitura praticada na escola, assim, o plano de ação foi planejado e desenvolvido também com a finalidade de ampliar o conceito de leitura dos envolvidos. Os resultados evidenciaram que o trabalho firmado na AD, com estratégias de leitura, implicou na maior participação e envolvimento dos alunos de maneira contribuir de forma eficaz para a formação da competência leitora deles.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/537
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