Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/545
Título: A Dinâmica socioespacial no espaço publico urbano: analisando a problemática de apropriação e sociabilidade em alguns espaços na cidade de Montes Claros (MG)
Autor(es): Assis, Lucas Guimarães Cavalcante de
Orientador(ra): Bortolo, Carlos Alexandre de
Membro(s) Banca: -, -
Palavras-chave: Espaço público;Apropriação do espaço;Dinâmica socioespacial;Sociabilidade
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: Abr-2020
Resumo: O processo de urbanização brasileiro provocou uma reorganização dos espaços na cidade, isso evidenciou, na estrutura urbana, os espaços livres. Assim, tornou-se necessário o estudo da produção desses espaços e das relações sociais que eles suscitam, tocando nos tópicos da apropriação e uso destes como cenário onde acontece a dinâmica socioespacial. O espaço se apresenta como um conglomerado da coletividade e o impulso por atividades que, intencionadas ou não, promovem o contato do usuário com algum lugar e levanta problemáticas que se referem aos usos, permanências e apropriações de cada espaço público na cidade. Este estudo teve como objetivo a análise das três escalas do espaço público urbano na cidade de Montes Claros (MG) (a rua, a praça e o parque), a fim de extrair os traços que motivam (ou não) os usuários a buscarem por esses lugares. Esta investigação justifica-se na finalidade de compreender a dinâmica socioespacial dos espaços públicos na cidade média em questão, procurando identificar a apropriação e uso nos espaços públicos existentes, visando também entender como se configura a relação sociedade-espaço em cada uma das escalas estudadas. O planejamento e gestão urbana engajados em promover espaços de qualidade e democráticos para todos são essenciais para que haja maior apropriação dos espaços públicos pela sociedade. Isso evidencia a fundamental participação popular nos direcionamentos para melhorias dos espaços livres no contexto urbano. Por meio de formulários aplicados aos usuários, foi possível identificar as carências e anseios das pessoas para cada escala dos espaços públicos analisados, a fim de subsidiar políticas públicas que visem favorecer uma maior apropriação e promoção de sociabilidade. A expectativa desta pesquisa ressalta uma maior participação das pessoas nos espaços livres públicos para coletividade, almejando o aumento das práticas socioespaciais e a manutenção da vida pública nas cidades.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/545
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Assis, Lucas Guimaraes Cavalcante de_A dinâmica socioespacial no espaço publico urbano_2020.pdf7,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.