Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/551
Título: Usos e significados dos espaços públicos contemporâneos: uma análise dos parques urbanos em Montes Claros / MG
Autor(es): Rocha, Maria Vitória Xavier Dias
Orientador(ra): Bortolo, Carlos Alexandre de
Pereira, Anete Marília
Membro(s) Banca: Machado, Giancarlo Marques Carraro
Batella, Wagner Barbosa
Palavras-chave: Espaços públicos;Parques urbanos;Percepção ambiental;Imaginário socioespacial
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: Mar-2020
Resumo: As cidades dispõem de espaços públicos que representam a imagem da cidade e de sua socia-bilidade, os quais produzem um resumo da diversidade socioespacial da população. Partindo dessa premissa este estudo tem como objetivo analisar as formas de usos e os significados dos parques urbanos da cidade de Montes Claros, conforme a percepção ambiental dos seus usuá-rios. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho exploratório, tendo por objeto três parques urbanos localizados na cidade de Montes Claros/MG: Parque Municipal Milton Prates, Parque das Mangueiras e Parque Urbano Municipal Sagarana. Os três parques urbanos analisados apresentam localizações diferentes na malha urbana e estão inseridos em realidades sociais, econômicas e culturais distintas, apresentando imaginário socioespacial característico provindo das necessidades, interesses, valores e estilos de vida (habitus) distintos dos seus usuários. Observa-se que os parques urbanos fazem parte das vivências cotidianas de uma parcela da população que reside perto destes equipamentos, ou que mesmo distantes destes espaços dispõe de maior condição de acesso. Tais espaços públicos, historicamente com usos atribuídos ao lazer, atualmente possuem novas funções como a prática de atividades físicas ao ar livre, contendo aparelhos de academia e infraestrutura para as atividades no propósito de promover mais saúde e qualidade de vida para a população. Os usos dos parques, que se subdividem em atividades necessárias e opcionais, são praticamente os mesmos nos parques montesclarenses analisados. A apropriação, por sua vez, por representar os modos de se expressar diante das racionalidades do cotidiano, foi revelada em cada parque urbano de maneira diferente. Desse modo, entendendo a importância desses equipamentos para a cidade e analisando o panorama geral dos espaços públicos na cidade contemporânea, entende-se que estes apresentam alguns desafios a serem vencidos para manterem-se vitais, sustentáveis e públicos, uma vez que a construção e a conservação do espaço público necessitam do empenho de todos os agentes sociais.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/551
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rocha, Maria Vitória Xavier Dias_Usos e significados dos espaços públicos contemporâneos_2020.pdf15,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.