Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/559
Título: Análise da (re)funcionalização de edifícios patrimoniais históricos na área central da cidade de Montes Claros-MG
Autor(es): Mendes, Paula Graziela
Orientador(ra): Pereira, Luiz Andrei Gonçalves
Membro(s) Banca: Silva, Cássio Alexandre da
Vargas, Maria Augusta Mundim
Palavras-chave: Patrimônio histórico cultural;Centro histórico urbano;Percepção;(Re)funcionalização;Montes Claros (MG)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: 21-Mai-2021
Resumo: O processo de urbanização no Brasil, sobretudo nas décadas de 1960 e 1970, trouxe inúmeras transformações urbanas, inclusive na morfologia das cidades. Podem-se observar o surgimento de descentralizações, criações de novos centros urbanos e o abandono de outros, os centros históricos. Nesse sentido, propõe-se o estudo desses centros históricos como lugares de valorização da memória, identidade, história e cultura da cidade e sua sociedade. O objetivo geral deste estudo é analisar as dinâmicas urbanas causadoras das (re)funcionalizações ocorridas no entorno do Corredor Cultural e Praça da Matriz na cidade de Montes Claros, em decorrência da (re)funcionalização dos edifícios históricos presentes no local. Para elaboração do estudo, a primeira etapa caracterizou-se pela pesquisa bibliográfica e documental, fazendo uma abordagem sobre os conceitos de patrimônio histórico e cultural, a relação entre espaço público, lugar e cultura, qual o papel da cultura na sociedade e a caracterização do local de estudo, abordando o histórico da cidade de Montes Claros até os dias atuais para contextualizar a importância de seu patrimônio cultural no espaço urbano; seguindo, foi feita a pesquisa em campo com observações diretas do objeto de estudo e, por fim, a aplicação de questionários junto à população e à gestão municipal. Foi levantado o histórico da área de estudo para compreender como se chegou até sua configuração nos dias atuais. Foram identificados os edifícios históricos tombados presentes na área de estudo e que de alguma forma receberam nova função ou permanecem com a mesma desde sua construção. Os dados dos questionários foram analisados e elaborados mapas e tabelas com os resultados apresentados. A cidade passou por constantes transformações, que são visíveis a partir do patrimônio histórico e da (re)funcionalização do espaço urbano. Em Montes Claros, constatou-se a presença marcante de manifestações tradicionais, como as Festas de Agosto, e locais simbólicos, expressos nos seus casarões históricos, bens que representam a memória cultural e histórica da cidade e sua população, bem como o reconhecimento da importância deles para a identidade da sociedade. Apesar do reconhecimento da população quanto ao seu patrimônio e da existência de leis que visam garantir a salvaguarda deles, observa-se que os instrumentos urbanísticos de preservação ainda são insuficientes, visto a grande necessidade de proteção que envolve o patrimônio cultural da cidade. Embora o estudo não aborde todos os fatores possíveis que influenciam na configuração e (re)funcionalização do patrimônio arquitetônico urbano, os critérios abordados facilitam na compreensão de sua importância na sociedade. Desse modo, podem-se abordar as possibilidades de utilização das ferramentas de planejamento urbano voltadas para o contexto da educação e urbanismo cultural no município.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/559
Aparece nas coleções:Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.