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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Anete Marília-
dc.contributor.advisorGomes, Pedro Ivo Jorge-
dc.contributor.authorOliveira, Laysa Camilla Brant-
dc.date.accessioned2023-08-15T20:39:49Z-
dc.date.issued2021-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/561-
dc.description.abstractThe increase in consumption, the demand and supply of goods and services and the levels of occupation reveal that economic activities, like commercy, occupy the territories dynamically. The dissemination of supermarkets that make up chains in the urban area of Montes Claros - MG was important for spatial analysis on developments that come from other regions. The objective of this work is to analyze the changes caused by supermarket chains in the urban space of Montes Claros, considering intra and interurban interactions. In particular, the urban space and its transformations were discussed based on the economic dynamics of Montes Claros; an analysis was made of locational strategies and spatial constraints for the installation of supermarkets in major retail and wholesale chains; a temporal map of the distribution of supermarkets was made to analyze possible spatial transformations that may have occurred after the installation of these networks and the contributions of supermarkets and hypermarkets in the organization of urban space with an emphasis on the area where they are located were discussed. The methodology of this research was divided into: bibliographic and documentary research; definition of the studied enterprises; data collect; analysis and systematization of results. It is concluded that the presence of these supermarkets in a network caused some transformations such as: readjustment of access roads with the construction of works (bridges, squares, creation of roundabouts, secondary access for the entrance and exit of customers of these supermarkets); real estate speculation of land close to them, increase in residential buildings, party venues, hotels, etc. The most peripheral areas have been the focus of this urban growth, since these supermarkets, mainly in the “atacarejo” form, are more common in those, where the land is bigger for their installation. Being close to highways also makes it strategically possible to serve local customers in other cities - intra and interurban. In fact, this urban growth after the installation of these supermarkets can be understood as a matter of convenience, as being close to supermarkets, pharmacies, hospitals, among other types of commerce, are relevant factors to attract the population.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectComérciopt_BR
dc.subjectSupermercadopt_BR
dc.subjectMontes Claros (MG)pt_BR
dc.titleA Geografia do comércio: a produção do espaço urbano a partir de redes de supermercados em Montes Claros – MGpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaGeografiapt_BR
dc.description.resumoO aumento do consumo, a procura e oferta de bens e serviços e os níveis de ocupação revelam que atividades econômicas como o comércio ocupam os territórios de forma dinâmica. A disseminação de supermercados que compõem redes na área urbana de Montes Claros - MG foi importante para análise espacial sobre empreendimentos advindos de outras regiões. Este trabalho objetivou analisar as alterações provocadas pelas redes de supermercados no espaço urbano de Montes Claros, considerando as interações intra e interurbanas. Em específico, foram discutidos o espaço urbano e suas transformações a partir da dinâmica econômica de Montes Claros; refletiu-se sobre as estratégias locacionais e as condicionantes espaciais para a instalação de supermercados de grandes redes do varejo e atacado; foi mapeada temporalmente a distribuição dos supermercados, para análise de possíveis transformações espaciais que possam ter ocorrido após a instalação dessas redes e foram discutidas as contribuições dos supermercados e hipermercados na organização do espaço urbano com ênfase na área onde se localizam. O caminho metodológico para elaboração desta pesquisa se dividiu em: pesquisa bibliográfica e documental; definição dos empreendimentos; coleta de dados; análise e sistematização dos resultados. Conclui-se que a presença desses supermercados em rede ocasionaram algumas transformações como: readequação de vias de acesso com a construção de obras (pontes, praças, criação de rotatórias, acesso secundário para entrada e saída de clientes desses supermercados); valorização de terrenos próximos a esses, aumento de construções residenciais, espaços de festa, hotéis etc. As áreas mais periféricas têm sido o foco desse crescimento urbano, visto que esses supermercados, principalmente na forma atacarejo, são mais comuns naquelas, onde os terrenos são maiores para sua instalação. E estar próximo a rodovias também possibilita de forma estratégica o atendimento a clientes locais de outras cidades – intra e interurbano. De fato, esse crescimento urbano após a instalação desses supermercados pode ser entendido como uma questão de comodidade, pois estar próximo a supermercados, farmácias, hospitais, entre outros tipos de comércio, são fatores relevantes para a atração populacional.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-08-16T20:39:49Z-
dc.contributor.referee-, --
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