Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/572
Título: A Nova região geográfica imediata de Montes Claros - MG: um estudo sobre o Índice de Desenvolvimento Rural (IDR)
Autor(es): Oliveira, Anderson Gonçalves de
Orientador(ra): Fonseca, Ana Ivania Alves
Membro(s) Banca: Silva, Cássio Alexandre da
Silva, Luis Paulo Batista da
Mendes, Vivian Hermano
Palavras-chave: Desenvolvimento rural;Transformações no campo;Região geográfica imediata - Montes Claros (MG);Índice de Desenvolvimento Rural (IDR)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: 25-Abr-2022
Resumo: O espaço rural difere do urbano por diversas condições, seja pelos meios de produção do espaço, pela distância das urbanidades, pela forte interação com a natureza, ou pela baixa densidade demográfica. A partir da década de 1960, o rural vem mostrando mudanças nos mais diversos setores, ocasionando o processo de reconfiguração espacial que atingiu os espaços, tanto urbanos, quanto rurais. Essas transformações são evidenciadas na atualidade, e as políticas desenvolvimentistas e órgãos de legislação e organização estatal dispuseram-se a reorganizar os estados brasileiros mediante a uma nova regionalização e reconfiguração dos espaços. Como principal episódio, em 2017, o IBGE propôs uma nova regionalização dos estados por meio de Regiões Geográficas Imediatas e Intermediárias, substituindo as Microrregiões e Mesorregiões. Os pesquisadores do meio rural buscaram elaborar novas propostas de análises para implementar melhorias em todos os setores do campo. Desse modo, o presente trabalho tem como principal objetivo estudar o Índice de Desenvolvimento Rural - IDR dos municípios pertencentes a Região Geográfica Imediata de Montes Claros – MG, com base em dados do censo demográfico de 2010, e, assim, quantitativamente, identificar os níveis de desenvolvimento em diferentes setores do espaço rural, tais como: populacional, econômico social e ambiental dos municípios pertencentes a região. A inspiração metodológica partiu das contribuições organizadas e aplicadas por Kageyama (2004), na perspectiva de classificar os municípios em níveis de desenvolvimento rural. A Região Geográfica Imediata de Montes Claros encontra-se em circunstâncias diferenciadas, em seu quadro natural, econômico e político-social atual, que envolvem, na maioria dos casos, a falta de oportunidades diversas e, consequentemente, o abandono do campo. Os resultados obtidos constataram que a região estudada apresenta potencialidades contribuintes para o desenvolvimento rural, embora exista uma certa desigualdade nos investimentos setoriais de cada subíndice, acarretando no baixo IDR de alguns municípios. Por meio destes estudos, portanto, novas propostas de investimentos poderão ser pensadas e inseridas neste espaço, a fim de melhorar o IDR de cada município.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/572
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Anderson Gonçalves de_A nova região geográfica imediata de Montes Claros MG_ 2022.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.