Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gustavo Henrique Cepolini-
dc.contributor.authorSoares, Elizene Aparecida-
dc.date.accessioned2023-08-16T20:38:11Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/575-
dc.description.abstractThe research comes from an analysis of the Geography textbooks approved under the National Book and Teaching Material Program - PNLD 2020 and used in the final years of Elementary Education in the six State Schools of Várzea da Palma/MG in the light of the problematization and views on the Brazilian Cerrado biome. In this sense, the research is supported by the following methodological strategies: literature review, analysis of curricula and textbooks approved in the PNLD-2020, cartographic, iconographic and statistical production, virtual interviews with Basic Education teachers and technical visits- pedagogical tools to the schools of Várzea da Palma. Thus, it is intended to articulate geographic and educational theories to understand the perspectives of the Brazilian cerrado biome, starting from a local vision to a national one materialized in books, as well as in school practices, emphasizing the final years of Elementary Education and the relevance of this theme.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCerradopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectGeografia do Brasil (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolas de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectVárzea da Palma (MG)pt_BR
dc.titleO Cerrado no livro didático: uma leitura a partir das escolas estaduais de Várzea da Palma/MGpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaGeografiapt_BR
dc.description.resumoA pesquisa é oriunda de uma análise dos livros didáticos de Geografia aprovados no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2020 e utilizados nos anos finais do Ensino Fundamental das seis Escolas Estaduais de Várzea da Palma/MG à luz da problematização e visões sobre o bioma Cerrado. Nesse sentido, a pesquisa está respaldada pelas seguintes estratégias metodológicas: revisão de literatura, análise dos currículos e dos livros didáticos aprovados no PNLD-2020, produção cartográfica, iconográficas e estatística, entrevistas virtuais com professores(as) da Educação Básica e visitas técnicas-pedagógicas às escolas de Várzea da Palma. Assim, pretende-se articular as teorias geográficas e educacionais para compreensão das perspectivas do bioma Cerrado partindo de uma visão local para a nacional materializada nos livros, bem como nas práticas escolares enfatizando os anos finais do Ensino Fundamental e a atualidade dessa temática.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-08-17T20:38:11Z-
dc.contributor.refereeCosta, Luís Ricardo Fernandes da-
dc.contributor.refereeFernandez, Pablo Sebastian Moreira-
dc.contributor.refereeAlves, Rahyan de Carvalho-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Soares, Elizene Aparecida_O cerrado no livro didático_2022.pdf7,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.