Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/575
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gustavo Henrique Cepolini | - |
dc.contributor.author | Soares, Elizene Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-16T20:38:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/575 | - |
dc.description.abstract | The research comes from an analysis of the Geography textbooks approved under the National Book and Teaching Material Program - PNLD 2020 and used in the final years of Elementary Education in the six State Schools of Várzea da Palma/MG in the light of the problematization and views on the Brazilian Cerrado biome. In this sense, the research is supported by the following methodological strategies: literature review, analysis of curricula and textbooks approved in the PNLD-2020, cartographic, iconographic and statistical production, virtual interviews with Basic Education teachers and technical visits- pedagogical tools to the schools of Várzea da Palma. Thus, it is intended to articulate geographic and educational theories to understand the perspectives of the Brazilian cerrado biome, starting from a local vision to a national one materialized in books, as well as in school practices, emphasizing the final years of Elementary Education and the relevance of this theme. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cerrado | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Geografia do Brasil (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Escolas de ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Várzea da Palma (MG) | pt_BR |
dc.title | O Cerrado no livro didático: uma leitura a partir das escolas estaduais de Várzea da Palma/MG | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Geografia | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa é oriunda de uma análise dos livros didáticos de Geografia aprovados no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2020 e utilizados nos anos finais do Ensino Fundamental das seis Escolas Estaduais de Várzea da Palma/MG à luz da problematização e visões sobre o bioma Cerrado. Nesse sentido, a pesquisa está respaldada pelas seguintes estratégias metodológicas: revisão de literatura, análise dos currículos e dos livros didáticos aprovados no PNLD-2020, produção cartográfica, iconográficas e estatística, entrevistas virtuais com professores(as) da Educação Básica e visitas técnicas-pedagógicas às escolas de Várzea da Palma. Assim, pretende-se articular as teorias geográficas e educacionais para compreensão das perspectivas do bioma Cerrado partindo de uma visão local para a nacional materializada nos livros, bem como nas práticas escolares enfatizando os anos finais do Ensino Fundamental e a atualidade dessa temática. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2023-08-17T20:38:11Z | - |
dc.contributor.referee | Costa, Luís Ricardo Fernandes da | - |
dc.contributor.referee | Fernandez, Pablo Sebastian Moreira | - |
dc.contributor.referee | Alves, Rahyan de Carvalho | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Soares, Elizene Aparecida_O cerrado no livro didático_2022.pdf | 7,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.