Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/575
Título: | O Cerrado no livro didático: uma leitura a partir das escolas estaduais de Várzea da Palma/MG |
Autor(es): | Soares, Elizene Aparecida |
Orientador(ra): | Ferreira, Gustavo Henrique Cepolini |
Membro(s) Banca: | Costa, Luís Ricardo Fernandes da Fernandez, Pablo Sebastian Moreira Alves, Rahyan de Carvalho |
Palavras-chave: | Cerrado;Livros didáticos;Geografia do Brasil (Ensino fundamental) - Estudo e ensino;Escolas de ensino fundamental;Várzea da Palma (MG) |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Geografia |
Data do documento: | 6-Dez-2022 |
Resumo: | A pesquisa é oriunda de uma análise dos livros didáticos de Geografia aprovados no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2020 e utilizados nos anos finais do Ensino Fundamental das seis Escolas Estaduais de Várzea da Palma/MG à luz da problematização e visões sobre o bioma Cerrado. Nesse sentido, a pesquisa está respaldada pelas seguintes estratégias metodológicas: revisão de literatura, análise dos currículos e dos livros didáticos aprovados no PNLD-2020, produção cartográfica, iconográficas e estatística, entrevistas virtuais com professores(as) da Educação Básica e visitas técnicas-pedagógicas às escolas de Várzea da Palma. Assim, pretende-se articular as teorias geográficas e educacionais para compreensão das perspectivas do bioma Cerrado partindo de uma visão local para a nacional materializada nos livros, bem como nas práticas escolares enfatizando os anos finais do Ensino Fundamental e a atualidade dessa temática. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/575 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Soares, Elizene Aparecida_O cerrado no livro didático_2022.pdf | 7,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.