Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/575
Título: O Cerrado no livro didático: uma leitura a partir das escolas estaduais de Várzea da Palma/MG
Autor(es): Soares, Elizene Aparecida
Orientador(ra): Ferreira, Gustavo Henrique Cepolini
Membro(s) Banca: Costa, Luís Ricardo Fernandes da
Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
Alves, Rahyan de Carvalho
Palavras-chave: Cerrado;Livros didáticos;Geografia do Brasil (Ensino fundamental) - Estudo e ensino;Escolas de ensino fundamental;Várzea da Palma (MG)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: A pesquisa é oriunda de uma análise dos livros didáticos de Geografia aprovados no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2020 e utilizados nos anos finais do Ensino Fundamental das seis Escolas Estaduais de Várzea da Palma/MG à luz da problematização e visões sobre o bioma Cerrado. Nesse sentido, a pesquisa está respaldada pelas seguintes estratégias metodológicas: revisão de literatura, análise dos currículos e dos livros didáticos aprovados no PNLD-2020, produção cartográfica, iconográficas e estatística, entrevistas virtuais com professores(as) da Educação Básica e visitas técnicas-pedagógicas às escolas de Várzea da Palma. Assim, pretende-se articular as teorias geográficas e educacionais para compreensão das perspectivas do bioma Cerrado partindo de uma visão local para a nacional materializada nos livros, bem como nas práticas escolares enfatizando os anos finais do Ensino Fundamental e a atualidade dessa temática.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/575
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Soares, Elizene Aparecida_O cerrado no livro didático_2022.pdf7,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.