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Título: As condições de trabalho docente e o processo saúde-doença: significados e experiências
Autor(es): Cunha, Saulo Daniel Mendes
Orientador(ra): Sampaio, Cristina Andrade
Silveira, Aparecida Rosângela
Membro(s) Banca: Haikal, Desirée Sant´Ana
Silveira, Marise Fagundes
Andrade Sobrinho, José
Niquini, Cláudia Mara
Palavras-chave: Docentes;Condições de trabalho;Processo saúde-doença;Teoria fundamentada em dados - Grounded Theory
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Medicina
Data do documento: 2021
Resumo: As condições de trabalho docente e as vivências dos professores da rede básica de ensino público no Brasil foram impactadas a partir das reformas educacionais implantadas na década de 1990, com forte influência da política neoliberal e da globalização. Como resultado dessa influência, houve a precarização da educação pública e implantação do gerencialismo escolar na educação básica. Repercussões deste cenário educativo, caracterizado por um alta demanda de tarefas, com péssimas condições para realização do trabalho e desvalorização da carreira docente têm afetado a história de vida do professor e, muitas vezes, provocado adoecimentos nesta classe trabalhadora. Sendo assim, a produção desse mal estar é constante, caracterizado pela frustração, desmotivação e até abandono da carreira. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi compreender os processos envolvidos na relação saúde-doença de professores, da educação básica, de escolas públicas da cidade de Montes Claros-MG, a partir de vivências e condições de trabalho. Esta tese foi conduzida com a produção de três estudos interrelacionados, mas distintos entre si. O primeiro estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que teve como objetivo realizar levantamento bibliográfico sobre a utilização da Grounded Theory como metodologia em investigações na área da saúde entre os anos de 2015 e 2020, no Brasil. A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas SciELO, LILACS e Periódicos CAPES. Foram utilizados os descritores Grounded Theory e saúde. Obteve-se inicialmente 1.102 publicações submetidas aos critérios de elegibilidade que resultaram em 29 artigos e foram selecionados para prosseguir no estudo. Dos resultados, a análise destacou que, em sua maioria, os artigos selecionados utilizaram a perspectiva Straussiana da Grounded Theory. Já o segundo e terceiro estudos tratam-se de pesquisa qualitativa, fundamentada no método do Interacionismo Simbólico, que apresentaram o intuito principal de elaborar pressupostos ou uma teoria relativa ao adoecimento de professores da Educação Básica da rede pública de ensino, por meio do método Teoria Fundamentada em Dados (Grounded Theory). Esta pesquisa adotou a perspectiva construcionista social da Grounded Theory, proposta por Charmaz. Foram entrevistados 19 professores da educação básica em escolas estaduais e suas entrevistas analisadas inicialmente fundamentaram o primeiro artigo qualitativo. Para a construção da teoria, entrevistas de 12 professores, no processo de análise, produziram codificações que resultaram em sete categorias axiais, que buscam elucidar os pressupostos teóricos desta investigação. O adoecimento do professor da educação básica envolve processos e causas multifatoriais. Os dados deste estudo apontaram que a precarização do trabalho docente na educação pública, com restrições do estado e gestão deficitária (reflexo das políticas neoliberais), tem causado adoecimento docente. O que tem sido provocado pelas tensões junto à comunidade escolar, pelos descompassos na prática docente, pelas vivências de repercussões na vida pessoal dos professores causadas pelo trabalho, pelas vivências de repercussões no trabalho causadas pela vida pessoal dos professores, culminado nos processos de adoecimentos desses profissionais. É necessário destacar a importância da implantação de políticas públicas voltadas para a promoção de saúde dos professores da educação básica das escolas públicas brasileiras, bem como um investimento satisfatório no setor educacional público deste país.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/603
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