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Título: Propriedades psicométricas e interpretabilidade de instrumento de avaliação da literacia em saúde entre pessoas com diabetes assistidas na atenção primária à saúde e sua associação com cognição e parâmetros bioquímicos
Autor(es): Crespo, Thaísa Soares
Orientador(ra): Santos, Sérgio Henrique Sousa
Martins, Andrea Maria Eleutério de Barros Lima
Membro(s) Banca: Cota, Varéria Mafra
Andrade, João Marcus Oliveira
D’angelis, Carlos Eduardo Mendes
Almeida, Maria Tereza Carvalho
Palavras-chave: Letramento em saúde;Diabetes Mellitus;Cognição;Psicometria;Confiabilidade e validade
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Medicina
Data do documento: 2021
Resumo: O diabetes é uma doença metabólica progressiva e faz parte das doenças não transmissíveis, as quais constituem sete das dez principais causas de óbitos no mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, a estimativa para o ano 2045 é de que o número de pessoas com diabetes poderá atingir 693 milhões, com impacto nas esferas sociais e econômicas, principalmente nos países de baixa e média renda. O controle metabólico no diabetes depende não só do uso de medicamentos, mas também de cuidados referentes à dieta e aos exercícios físicos. Logo, o autocuidado é fundamental no manejo da doença para minimização da morbimortalidade. Em virtude dessas características, o diabetes é um modelo elegível de doença crônica para o estudo da Literacia em Saúde (LS) nos desfechos clínicos e para formulação de políticas de promoção da equidade em saúde. A LS abrange o conhecimento, a motivação e a competência para acessar, compreender, avaliar e aplicar as informações de saúde a fim de fazer julgamentos e propiciar a tomada de decisões com relação ao autocuidado, sendo extensiva ao âmbito comunitário, social, cultural, econômico e político. De modo inclusivo e integrativo, a LS desponta como medida essencial para atender às desafiadoras demandas de saúde na sociedade moderna. Apesar da relevância, as evidências científicas sobre a LS e sua aplicabilidade permanecem escassas e deficitárias principalmente em subgrupos populacionais como os idosos e os de baixa renda. Nos idosos, o diabetes interage e predispõe a processos demenciais como os decorrentes de doença vascular e doença de Alzheimer, acelerando o declínio cognitivo. Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento e validação de instrumentos que contemplem de forma abrangente os domínios da LS. Em cenários clínicos e em pesquisa, instrumentos válidos e confiáveis podem contribuir para a identificação de fatores de risco modificáveis que, ao atuarem de modo bidirecional, retroalimentam a limitação da literacia, cuja complexidade precisa ser alvo de estudos que auxiliem as políticas públicas de saúde. A presente tese é um recorte do “Projeto Health Literacy” que incluiu uma população com diabetes assistida por profissionais da Estratégia de Saúde da Família em Montes Claros - MG. Trata da validação de constructo (validade estrutural e teste de hipóteses), bem como da interpretabilidade do instrumento “Alfabetização em Saúde para Diabéticos” (ASD) destinado à avaliação da LS entre pessoas com diabetes assistidas na Atenção Primária à Saúde. As análises estatísticas demonstraram a confiabilidade e a validade de constructo do instrumento na população estudada, inferindo adequação para aplicação em cenários de pesquisa e em serviços de saúde que prestam assistência a pessoas com diabetes. Também ficou evidenciado que uma maior acessibilidade às informações sobre o diabetes tende a melhorar as outras competências da literacia, a qual está associada com condições cognitivas, características sociodemográficas e parâmetros bioquímicos. Posteriormente, utilizando o Mini-Exame do Estado Mental e instrumentos de LS diabetes-específicos, foi avaliada a condição cognitiva de idosos com diabetes e a LS com relação à adesão medicamentosa, atividade física e nutrição, além de correlacioná-la a fatores sociodemográficos e bioquímicos. Nesse subgrupo, a LS foi correlacionada à cognição e às condições sociodemográficas (idade, renda e escolaridade). Logo, o uso de instrumentos para avaliação da LS e da condição cognitiva pode contribuir para incrementar medidas que visem o cuidado integral dos idosos com diabetes, melhorando a efetividade do manejo da doença. Portanto, o trabalho metodológico de avaliação das propriedades psicométricas do ASD em pessoas com diabetes acrescido de correlações com a cognição e condições sociodemográficas colabora para enfatizar a importância do uso de instrumentos como ferramentas para a elaboração de estratégias de prevenção de doenças, minimização de complicações e promoção da saúde.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/605
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