Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/611
Título: Diferenciação da navegação espacial de idosos institucionalizados pré-frágeis e frágeis por meio do Floor Maze Test
Autor(es): Souza, Eric Hudson Evangelista e
Orientador(ra): Monteiro Júnior, Renato Sobral
Rodrigues, Vinícius Dias
Membro(s) Banca: Machado, Frederico Sander Mansur
Cassilhas, Ricardo Cardoso
Palavras-chave: Envelhecimento cognitivo;Navegação espacial;Síndrome de fragilidade;Capacidade funcional
Área: Ciencias da Saude
Data do documento: 2021
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre a habilidade navegação espacial e a fragilidade de idosos institucionalizados. O Floor Maze Test (FMT) foi selecionado para avaliar a habilidade de navegação espacial. Os tempos de execução do FMT, Immediate Maze Test (IMT) e Delayed Maze Test (DMT), foram organizados em quartis, para posterior análise. Os resultados dessa investigação são apresentados em dois artigos científicos. O primeiro trabalho investigou se a habilidade de navegação espacial pode diferenciar idosos institucionalizados em pré-frágeis e frágeis. O Teste Exato de Fischer foi utilizado para verificar a associação entre o desempenho no FMT e a fragilidade através das frequências observadas e esperadas. A análise dos dados mostrou que o desempenho dos participantes pré-frágeis e frágeis é diferente nos dois tempos do FMT. O DMT associou-se com a fragilidade, mesmo após o controle pela covariável marcha. O segundo estudo buscou compreender quais os aspectos físicos e cognitivos são capazes de predizer a navegação espacial em idosos institucionalizados. Para cada tempo do FMT, um modelo de regressão logística binária foi aplicado. Conforme os resultados encontrados, de todas as variáveis inseridas nos modelos de regressão logística binária, apenas a fluência semântica/função executiva foi capaz de predizer o desempenho, tanto no IMT, quanto no DMT. Os dados também revelaram que indivíduos abaixo do percentil 25 (65s no IMT e 62s no DMT) apresentam cognição global mais preservada. Dessa forma, é possível concluir que existe associação entre a habilidade de navegação espacial e a fragilidade, sendo a navegação espacial capaz de diferenciar os estágios da fragilidade de idosos institucionalizados em pré- frágil e frágil e, por fim, a fluência semântica/função executiva pode predizer a habilidade de navegação espacial dessa população.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/611
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.