Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/641
Título: Efeitos inibitórios do Resveratrol na atividade migratória de células de melanoma cutâneo murinho e na formação de metástases pulmonares: avaliações in vitro e in vivo
Autor(es): Santos, Bruna Nathália
Orientador(ra): Paula, Alfredo Maurício Batista de
David, Ludmilla Regina de Souza
Membro(s) Banca: Rodrigues, Vinícius Dias
Andrade, João Marcus Oliveira
Palavras-chave: Melanoma cutâneo;Metástase;Ensaio de migração celular;Modelo Murino de Metástase Pulmonar
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Medicina
Data do documento: 2020
Resumo: A metástase é um processo patológico caracterizado pelo desprendimento das células do tumor primário para a corrente sanguínea ou vasos linfáticos, até atingir órgãos alvos distante, e é responsável pelo baixo prognóstico e aumento da morbidade associada ao câncer. O melanoma é um tipo de câncer de pele com grande potencial metastático, devido a características intrínsecas dos melanócitos. Além disso, apresenta grande resistência aos tratamentos existentes, e por este motivo novas abordagens terapêuticas para o melanoma metastático têm sido buscadas. Resveratrol (Resv) é um composto naturalmente encontrado em alguns alimentos, como a uva, e apresenta uma grande gama de efeitos benéficos para a saúde humana, agindo em diversas vias de sinalização. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do Resv sobre a migração de células de melanoma cutâneo murino in vitro, e na formação de metástases pulmonares a partir de um modelo de melanoma metastático singênico. Células da linhagem B16F10 de melanoma cutâneo murino, foram utilizadas nos ensaios in vivo e in vitro. Para o ensaio de migração celular 4 × 105 células B16F10 foram plaqueadas e após 24 horas de incubação foram tratadas com Resv nas concentrações de 25, 50 e 100 μg/mL e uma fissura foi feita na placa. As células foram incubadas por mais 48 horas e posteriormente foram analisadas. Para estabelecer o modelo in vivo de metástase pulmonar singênico, 5 × 105 células B16F10 foram inoculadas intravenosamente pela veia caudal de camundongos C57BL/6. Os camundongos receberam Resv 400 mg/Kg ou PBS (grupo controle), diariamente por meio de gavagem, por 23 dias antes da inoculação das células e por mais 20 dias após a inoculação. Os animais foram eutanasiados, os pulmões foram retirados e análises histopatológicas e histomorfométricas foram realizadas. O Resv significantemente (p < 0,05) diminuiu a atividade migratória das células B16F10 in vitro, de forma dose-dependente. No modelo de metástase pulmonar, a administração do Resv400 reduziu o desenvolvimento de metástases pulmonares em camundongos C57BL/6. Os pulmões dos camundongos tratados com Resv apresentaram menor quantidade e área de nódulos metastáticos, quando comparado com o grupo controle, com alto tamanho de efeito. O Resv possui atividade anti-migratória nas células B16F10 e apresenta um potencial anti-metastático nos pulmões de camundongos C57BL/6.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/641
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.