Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/642
Título: Transtorno do espectro autista e coocorrências em parentes: um estudo de caso-controle no Brasil
Autor(es): Cezar, Ionara Aparecida Mendes
Orientador(ra): Silveira, Marise Fagundes
Maia, Fernanda Alves
Membro(s) Banca: Assumpção Junior, Francisco Baptista
Moura, Ana Paula Venuto
Palavras-chave: Transtorno autístico;Transtornos mentais;Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade;Comorbidade;Epilepsia
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Medicina
Data do documento: 2020
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) afeta o Sistema Nervoso Central, principalmente, no processamento da informação, induzindo a sintomas que abrangem prejuízos na comunicação e interação social, comportamento repetitivo e interesse restrito, tornando-se um problema de saúde pública, com impacto social, familiar e econômico. Este estudo teve como objetivo investigar a associação entre o TEA e as coocorrências de transtornos psiquiátricos entre familiares de crianças/adolescentes no norte de Minas Gerais - Brasil. Realizou-se um estudo de caso-controle constituído por 248 indivíduos com o TEA (casos) e 886 neurotípicos (controles). Foi aplicado um questionário semiestruturado e adotou-se o modelo de regressão logística múltipla na análise dos dados. Para estimar a magnitude das associações, utilizou-se a razão de chances (Odds Ratio – OR) bruta e ajustada. Observou-se associação positiva e significativa entre TEA e a presença de familiares com: qualquer transtorno psiquiátrico (OR 3,68; intervalo de confiança de 95% — IC95% 2,68- 5,05), com TEA (OR 3,37; IC95% 2,09-5,43), com TDAH (OR 2,19; IC95% 1,41-3,39) e com epilepsia (OR 1,91; IC95% 1,20-2,98). Este estudo sugere que crianças/adolescentes com TEA tem uma maior chance de história familiar de desordens psiquiátricas, especialmente TEA, TDAH e epilepsia. Esses achados podem ter importantes implicações tanto para a Psiquiatria Clínica quanto para a Saúde Pública, uma vez que podem ser usados para formar um perfil clínico de pessoas com transtorno psiquiátrico que correm risco de ter familiar com TEA.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/642
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.