Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima-
dc.contributor.authorEleutério, Tatiane Palmeira-
dc.date.accessioned2023-10-09T16:26:21Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/656-
dc.description.abstractDiabetes Mellitus (DM) is a chronic non-communicable disease considered a public health problem worldwide, representing a major challenge for health systems. Metabolic control is directly related to adequate food intake, regular physical activity and the continuation of drug treatment. It is important not only for the health professional, but also for people with diabetes and people directly connected to them to know how much DM can compromise the quality of life (QOL) of the sick person. Health education can be considered a strategy to promote, stimulate and improve the level of health literacy (LS) of people and communities. Functional health literacy represents the individual's ability to gain access, assess and understand health information and services necessary to apply and make appropriate decisions to promote their health. There are some instruments for measuring and evaluating LS, however, after reviewing the literature on instruments that assess general and specific LS, no one was identified to assess the levels of literacy in nutrition among people with diabetes, which contributed to the proposal of this study: to elaborate and evaluate the psychometric properties (validity, reliability and interpretability) of an instrument that aims to assess nutritional literacy among people with diabetes.This is a methodological study, part of a project called “Projeto Health literacy” that had as a first step a literature review, in the period from 2016 to 2018, in the scientific databases in order to identify publications about LS and nutritional habits among people with type 2 diabetes mellitus, as well as the main measurement instruments used to measure LS. Five steps were defined for the process of creating and judging the instrument: verification of content validity; pre-test; reliability estimate; estimate of the validity of competing criteria; construct validity (hypothesis testing); and interpretability. After creation and judgment, the instrument called Nutrition Literacy among People with Diabetes (LND) had satisfactory content validity and good reliability. Concerning concurrent validity, a correlation was found between LND and education. In the hypothesis test, it was found that the higher the level of education, the higher the LND and this was lower among men. Thus, the LND was considered valid in terms of content, reliable and easy to interpret, and it can be used in research or in health services that provide assistance to people with type 2 diabetes mellitus.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramento em saúdept_BR
dc.subjectDiabetes Mellitus (DM)pt_BR
dc.subjectNutrição em saúde públicapt_BR
dc.subjectNutrição e alimentação - Programas e políticaspt_BR
dc.titleValidade e confiabilidade de um instrumento de avaliação do Letramento em Nutrição entre pessoas com Diabetespt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias da Saudept_BR
dc.subject.subareaSaude Coletivapt_BR
dc.description.resumoO Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica não transmissível considerada um problema de saúde pública em todo o mundo, representando um grande desafio para os sistemas de saúde. O controle metabólico está diretamente relacionado à ingestão adequada de alimentos, à realização regular de atividade física e ao seguimento do tratamento medicamentoso. É importante não só para o profissional de saúde, mas também para as pessoas com diabetes e as pessoas diretamente ligadas a elas conhecer o quanto o DM pode comprometer a qualidade de vida (QV) da pessoa doente. A educação em saúde pode ser considerada uma estratégia para promover, estimular e melhorar o nível de letramento em saúde (LS) das pessoas e das comunidades. O letramento funcional em saúde representa a capacidade do indivíduo em obter acesso, avaliar e compreender informações e serviços de saúde necessários para aplicar e tomar decisões adequadas para promoção de sua saúde. Existem alguns instrumentos para a mensuração e avaliação do LS, porém, após revisão da literatura sobre instrumentos que avaliam o LS geral e específico, não foi identificado um que avaliasse os níveis de letramento em nutrição entre as pessoas com diabetes, o que contribuiu na proposta deste estudo: elaborar e avaliar as propriedades psicométricas (validade, confiabilidade e interpretabilidade) de um instrumento que tem como propósito a avaliação do letramento nutricional entre pessoas com diabetes. Trata-se de um estudo metodológico, recorte de um projeto denominado “Projeto Health literacy” que teve como primeiro passo uma revisão da literatura, no período de 2016 a 2018, nas bases de dados científicas visando identificar publicações sobre o LS e hábitos nutricionais entre pessoas com diabetes mellitus tipo 2, bem como os principais instrumentos de medida usados para aferir o LS. Foram delimitadas cinco etapas para o processo de criação e julgamento do instrumento: verificação da validade de conteúdo; pré-teste; estimativa da confiabilidade; estimativa da validade de critério concorrente; validade de constructo (teste de hipóteses); e interpretabilidade. Após criação e julgamento, o instrumento denominado Letramento em Nutrição entre pessoas com Diabetes (LND) apresentou validade de conteúdo satisfatória e boa confiabilidade. Quanto à validade concorrente, constatou-se correlação entre o LND a e a escolaridade. No teste de hipóteses, verificou-se que quanto maior a escolaridade, maior o LND e esse foi menor entre homens. Desta forma, o LND foi considerado válido quanto ao conteúdo, confiável e de fácil interpretação, podendo ser utilizado em pesquisas ou em serviços de saúde que prestam assistência a pessoas com diabetes mellitus tipo 2.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-10-10T16:26:21Z-
dc.contributor.refereeBezerra, Olívia Maria de Paula Alves-
dc.contributor.refereeCaldeira, Antônio Prates-
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eleutério, Tatiane Palmeira_Validade e confiabilidade de_2020.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.