Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/656
Título: Validade e confiabilidade de um instrumento de avaliação do Letramento em Nutrição entre pessoas com Diabetes
Autor(es): Eleutério, Tatiane Palmeira
Orientador(ra): Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima
Membro(s) Banca: Bezerra, Olívia Maria de Paula Alves
Caldeira, Antônio Prates
Palavras-chave: Letramento em saúde;Diabetes Mellitus (DM);Nutrição em saúde pública;Nutrição e alimentação - Programas e políticas
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2020
Resumo: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica não transmissível considerada um problema de saúde pública em todo o mundo, representando um grande desafio para os sistemas de saúde. O controle metabólico está diretamente relacionado à ingestão adequada de alimentos, à realização regular de atividade física e ao seguimento do tratamento medicamentoso. É importante não só para o profissional de saúde, mas também para as pessoas com diabetes e as pessoas diretamente ligadas a elas conhecer o quanto o DM pode comprometer a qualidade de vida (QV) da pessoa doente. A educação em saúde pode ser considerada uma estratégia para promover, estimular e melhorar o nível de letramento em saúde (LS) das pessoas e das comunidades. O letramento funcional em saúde representa a capacidade do indivíduo em obter acesso, avaliar e compreender informações e serviços de saúde necessários para aplicar e tomar decisões adequadas para promoção de sua saúde. Existem alguns instrumentos para a mensuração e avaliação do LS, porém, após revisão da literatura sobre instrumentos que avaliam o LS geral e específico, não foi identificado um que avaliasse os níveis de letramento em nutrição entre as pessoas com diabetes, o que contribuiu na proposta deste estudo: elaborar e avaliar as propriedades psicométricas (validade, confiabilidade e interpretabilidade) de um instrumento que tem como propósito a avaliação do letramento nutricional entre pessoas com diabetes. Trata-se de um estudo metodológico, recorte de um projeto denominado “Projeto Health literacy” que teve como primeiro passo uma revisão da literatura, no período de 2016 a 2018, nas bases de dados científicas visando identificar publicações sobre o LS e hábitos nutricionais entre pessoas com diabetes mellitus tipo 2, bem como os principais instrumentos de medida usados para aferir o LS. Foram delimitadas cinco etapas para o processo de criação e julgamento do instrumento: verificação da validade de conteúdo; pré-teste; estimativa da confiabilidade; estimativa da validade de critério concorrente; validade de constructo (teste de hipóteses); e interpretabilidade. Após criação e julgamento, o instrumento denominado Letramento em Nutrição entre pessoas com Diabetes (LND) apresentou validade de conteúdo satisfatória e boa confiabilidade. Quanto à validade concorrente, constatou-se correlação entre o LND a e a escolaridade. No teste de hipóteses, verificou-se que quanto maior a escolaridade, maior o LND e esse foi menor entre homens. Desta forma, o LND foi considerado válido quanto ao conteúdo, confiável e de fácil interpretação, podendo ser utilizado em pesquisas ou em serviços de saúde que prestam assistência a pessoas com diabetes mellitus tipo 2.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/656
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eleutério, Tatiane Palmeira_Validade e confiabilidade de_2020.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.