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Título: Avaliação da qualidade de um serviço de assistência oftalmológica da atenção secundária do Sistema Único de Saúde na percepção dos usuários e/ou de seus pais ou responsáveis em uma cidade do Sudoeste da Bahia
Autor(es): Moura, Maristella Mares Leite Cirilo
Orientador(ra): Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima
Membro(s) Banca: Crespo, Thaísa Soares
Sampaio, Cristina Andrade
Ferreira, Raquel Conceição
Palavras-chave: Avalição dos serviços de saúde;Serviço oftalmológico;Qualidade da assistência à saúde;Acesso aos serviços de saúde;Oftalmologia;Sistema Único de Saúde – SUS
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2022
Resumo: A visão, assim como os distintos sentidos, é fundamental para a manutenção da qualidade de vida das pessoas. A funcionalidade visual pode ser assegurada por serviços oftalmológicos acessíveis e de qualidade. Objetivou-se avaliar e caracterizar a qualidade da assistência oftalmológica ofertada em uma unidade de serviços ambulatoriais da atenção secundária do SUS. Assim como, identificar fatores associados a menores níveis dessa qualidade na percepção dos usuários e/ou dos responsáveis por estes usuários. Foi estimada uma amostra probabilística para população finita de 1058 usuários e/ou responsáveis por usuários assistidas em uma unidade de serviço oftalmológico do sudoeste da Bahia. Os seguintes parâmetros foram considerados: universo ou N=1058; grau de confiança ou escore padronizado (Z) =1,96; proporção de ocorrência p= 0,5; e erro amostral e=0,05. Dentre os 1058 que haviam consultado do dia 01 de setembro de 2019 a 31 de março de 2020 foram sorteados 422, destes apenas 389 eram elegíveis. Os participantes foram entrevistados via telefone. A variável dependente foi estimada pelo método aditivo simples considerando as doze questões do Questionário de Responsividade à Satisfação com a Assistência Ocular (QRSAO), variando de 12 a 60, sendo que 12 seria a qualidade máxima e 60 a qualidade mínima. Foram calculadas média, Intervalo de Confiança à 95% e Desvio padrão dessa escala, que foi dicotomizada considerando o limite superior do intervalo de confiança como ponto de corte. Foram conduzidas análises descritivas (valor absoluto e percentual/média, desvio padrão, amplitude e intervalo de confiança a 95%), análises bivariadas por meio do teste do qui-quadrado. O modelo múltiplo considerou as variáveis com valor p ≤ 0,20 na análise bivariada. Dentre os 389 elegíveis convidados 378 aceitaram participar da pesquisa, ou seja, a taxa de resposta foi de 97,17%. Dos 389, 132 tinham menos de 18 anos, portanto, entre estes a entrevista foi feita com os pais ou responsáveis. A média da idade dos participantes foi de 30,69 anos (IC 95% = 28,94-32,44 / DP = 17,55), amplitude de 1 a 72 anos. A escolaridade média dos participantes foi de 12,32 anos (IC 95% = 11,78-12,86 / DP = 4,85), amplitude de 1 a 25 anos. A renda per capita média foi de R$ 785,94 (IC 95% = R$ 699,58–872,30 / DP = 616,18), amplitude de 0 a 6000 reais. O escore médio referente ao nível da qualidade da assistência foi de 18,37 (IC 95% de 18,25-18,50 / DP = 1,22), amplitude de 14 a 24. Constatou-se que dentre as 12 questões constituintes do QRSAO somente a questão referente a “liberdade de escolher o prestador do cuidado ocular” foi avaliada de forma negativa. Todos os participantes avaliaram de forma positiva a qualidade da assistência oftalmológica, ao se considerar a distribuição média e DP do escore. Entretanto, ao se considerar o ponto de corte adotado, 55% dos participantes apresentaram menores níveis de satisfação. Foram registradas associações entre os menores níveis de satisfação e o sexo masculino; a faixa etária ≥ 60 anos; a escolaridade em anos ≥ 12; a raça branca autodeclarada; a renda per capta ≥ a um salário mínimo; o estado civil de casado; a autopercepção da saúde como ótima. Todos avaliaram a qualidade da assistência de forma positiva, sendo assim, entre os satisfeitos, foram identificados os fatores associados aos menores níveis de satisfação. Dessa forma, esses fatores devem ser considerados pelos gestores e prestadores desses serviços, tendo em vista a busca pela qualidade total e o aperfeiçoamento da assistência à saúde oftalmológica no serviço em questão.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/677
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