Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/698
Título: Avaliação da relevância clínica de fenótipos indicativos de síndromes genéticas
Autor(es): Carvalho, Adriana Amaral
Orientador(ra): Martelli Júnior, Hercílio
Membro(s) Banca: Martelli, Daniella Reis Barbosa
Pinheiro, Antônio Luiz Barbosa
Andrade, João Marcus Oliveira
Tamburini, Adriana Boeri Freire
Fonseca, Cláudia de A. Diniz
Palavras-chave: Doença genética;Síndromes hereditárias;Manchas café-com-leite;Displasia mandibuloacral;Polipose adenomatosa familiar;Hipertrofia congênita do epitélio pigmentar da retina
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2022
Resumo: Estima-se que no Brasil 13 milhões de pessoas são afetadas por alguma doença rara. Doenças genéticas correspondem a 80% das doenças raras, e desde 2015 representam, associado aos defeitos congênitos, a segunda causa de mortalidade infantil até cinco anos de idade, no Brasil. Não obstante, indivíduos portadores de doenças genéticas ainda enfrentam muitos desafios, tanto em relação ao acesso à assistência especializada, quanto à disponibilidade de exames para diagnóstico e tratamento específico. Tendo como foco os profissionais de saúde, observa-se uma expressão reduzida de pesquisas científicas sobre o tema e formação acadêmica ainda limitada para assistência desses pacientes por profissionais com formação generalista, considerando a complexidade e amplitude de conhecimento específico exigido. Diagnóstico precoce e preciso da síndrome genética é essencial para o paciente. O objetivo deste estudo foi avaliar a presença de fenótipos como “manchas café-com-leite”, “características progeróides” e “hipertrofia congênita do epitélio pigmentar da retina” para o possível diagnóstico de síndromes genéticas relacionadas. Foram desenvolvidos quatro estudos. No primeiro estudo foi realizada uma revisão narrativa da literatura visando identificar as síndromes genéticas que podem se associar com manchas café-com-leite e avaliar sua relevância como sinal indicativo destas síndromes. Um total de 60 síndromes foram identificadas a partir de investigação conduzida na base de dados OMIM. A caracterização clínica e molecular de cada uma delas foi sumarizada e apresentada. No segundo estudo, dentre as 60 síndromes relatadas no trabalho anterior, aquelas que apresentam alterações craniofaciais associadas foram identificadas e descritas em relação ao quadro clínico geral e específico. Em um terceiro estudo foi realizado o relato de caso de uma criança com uma laminopatia progeróide identificada como displasia mandibuloacral com lipodistrofia tipo A após análise molecular. O fenótipo severo observado estava associado a uma mutação incomum encontrada no gene LMNA. No quarto estudo, uma família numerosa de 95 pessoas composta por indivíduos afetados ou em risco da doença genética polipose adenomatosa familiar foi avaliada quanto à presença da alteração fenotípica hipertrofia congênita do epitélio pigmentado da retina. Avaliação oftalmológica foi realizada em 45 membros da família. Os estudos realizados evidenciaram que fenótipos como “manchas café-com-leite”, “características progeróides” e “hipertrofia congênita do epitélio pigmentar da retina” são relevantes como indicadores de condições genéticas.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/698
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carvalho, Adriana Amaral _Avaliação da relevância clínica_2022.pdf4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.