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Título: Saúde dos professores da educação básica da rede estadual de Minas Gerais na pandemia da COVID-19: Projeto ProfSMoc – Etapa Minas Covid
Autor(es): Silva, Nayra Suze Souza e
Orientador(ra): Haikal, Desirée Sant’Ana
Membro(s) Banca: Silva, Rosângela Ramos Veloso
Silveira, Marise Fagundes
Monteiro Júnior, Renato Sobral
Paula, Alfredo Maurício Batista de
Assunção, Ada Ávila
Alcântara, Marcus Alessandro
Palavras-chave: Professores - Educação básica - Minas Gerais;Professores - Saúde;COVID-19 (Doença);Epidemiologia – Pesquisa
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2022
Resumo: Esta tese objetivou avaliar situações de saúde dos professores da educação básica da rede estadual de Minas Gerais na pandemia da COVID-19. Trata-se de um inquérito epidemiológico do tipo websurvey. A coleta de dados ocorreu de agosto a setembro de 2020, via formulário digital, abordando questões sobre condições de trabalho e resultados de saúde entre professores na pandemia. Ao final da coleta de dados, foi obtida participação de 15.641 professores dentre os aproximadamente 90 mil potenciais participantes. Entre eles, 81,9% eram mulheres, 56,2% apresentaram idade de 41 a 60 anos, 66,8% viviam com companheiro(a) e 72,6% tinham filhos. A partir dos dados, esta tese apresenta seis produtos científicos principais. O 1º produto foi um e-Book, o qual abordou os principais resultados do projeto. O 2º produto trata-se de um artigo que objetivou descrever as condições de trabalho, estilo de vida e saúde mental dos professores durante a pandemia, mostrando que 33,7% estavam insatisfeitos com o trabalho, 50,5% apresentaram pior padrão alimentar e 82,3% possuíam pelo menos um problema de saúde mental. O 3º produto (artigo) estimou a prevalência do diagnóstico de ansiedade e depressão durante a pandemia e buscou identificar os fatores associados, utilizando a Regressão Logística Binária. Entre os professores, 25% e 8,5% relataram diagnóstico médico de ansiedade e depressão durante o período da pandemia, respectivamente. Houve maior chance de diagnóstico de ansiedade e também de depressão, entre as mulheres, aqueles que apresentaram medo intenso da COVID 19, com problemas de sono, que eram fumantes e entre os professores com obesidade. No 4º produto (artigo) foi investigada a associação entre a prática de atividade física durante a pandemia e o medo da COVID-19, usando a Regressão de Poisson. Os resultados indicaram que quanto maior o tempo destinado à prática de atividade física durante a pandemia, menor foi a prevalência de medo da COVID-19. O 5º artigo verificou os diferenciais de sexo em relação ao excesso de peso corporal dos professores. Os resultados indicaram que 51,1% das mulheres e 58,2% dos homens estavam com excesso de peso, sendo esta diferença significativa. O 6º artigo investigou as inter-relações entre fatores que influenciaram o aumento de peso corporal durante o período da pandemia, diretamente e indiretamente, através de Modelagem de Equações Estruturais. O aumento do peso corporal durante o periodo da pandemia sofreu influência direta do sexo feminino, da menor renda, dos professores mais jovens, com maior medo da COVID-19 e entre aqueles que elevaram o tempo de uso de computador. Em relação ao efeito indireto, a modelagem indicou que a praticar atividade física, possuir renda per capita, o elevado medo da COVID-19, ser mais jovem e possuir diagnóstico médico de ansiedade e depressão, quando mediados pelo uso de computador, agiram no aumento do peso corporal durante o periodo da pandemia. Em geral, a pandemia resultou na piora da saúde física e mental dos professores, mostrando que as mulheres, a elevada carga de serviço semanal, a insatisfação com o trabalho, o maior medo da COVID-19 e os problemas de sono, foram questões associadas aos principais desfechos de saúde estudados entre os professores.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/717
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