Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/726
Título: Avaliação da Atenção Básica em Saúde sob a óptica do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ)
Autor(es): Alves, Carolina dos Reis
Orientador(ra): Andrade, Mariléia Chaves
Membro(s) Banca: Brito, Maria Fernanda Santos Figueiredo
Oliveira, Carla Silvana de
Andrade, João Marcus Oliveira
Nascimento, Jairo Evangelista
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde;Indicadores de qualidade em assistência à saúde;Gestão em saúde;Saúde da Mulher;Trabalhador;Programa Nacional de Melhoria ao Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2016
Resumo: O estudo aborda a avaliação de desempenho das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Montes Claros, Minas Gerais por meio do monitoramento dos indicadores de saúde e padrão de qualidade contratualizados no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) objetivando verificar o impacto da atenção primária sobre a situação de saúde. Trata-se de uma pesquisa transversal de cunho descritivo com abordagem quantitativa realizada junto às equipes da Estratégia Saúde da Família por meio da utilização de um formulário para a busca de dados secundários obtidos no Sistema de Informação em Atenção Básica (SIAB) eletrônico de cada equipe de saúde separadamente disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde por meio dos relatórios, que permitiu o cálculo dos indicadores de desempenho e monitoramento selecionados para avaliar os principais focos estratégicos da atenção básica contido na Portaria n. 2488/2011 e utilização dos dados secundários pertencentes ao componente Avaliação Externa no ano de 2012. A análise dos dados foi guiada à luz da estatística descritiva, apresentando-se os achados através de frequências e medidas de tendência central além da análise descritiva para verificar a tendência dos indicadores, se ocorre mudanças em relação ao tempo de implantação das equipes, tempo de permanência dos profissionais na mesma equipe, tempo de atuação e qualificação dos profissionais. No artigo 1, os resultados convergem no sentido de apontar que a longitudinalidade do profissional enfermeiro associado à formação profissional com residência em saúde da família implica em melhor desempenho na avaliação do PMAQ, no que se refere ao indicador em saúde da mulher contribuindo para a consolidação de uma melhoria da qualidade da assistência do binômio mãe-filho resultado da formação de vínculos efetivos por meio de relações estreitas profissional-usuário. O artigo 2 destaca que a formação complementar do profissional apresenta-se muito acima da média quanto comparado ao desempenho do estrato estadual e nacional. No que concerne à educação permanente, o resultado também revela um desempenho muito satisfatório. Entretanto, no que diz respeito à Gestão do Trabalho com Garantia de direitos trabalhistas e previdenciários e perspectiva de continuidade do vínculo, o município ainda tem que se empenhar em melhorar o ingresso na função pública por meio de concurso público, além da valorização do trabalho com a implementação de Plano de Cargo, Carreira e Salário que contemple a proteção social e a progressão por avaliação de desempenho e/ou desenvolvimento.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/726
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alves, Carolina dos Reis_Avaliação da Atenção Básica_2016.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.