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Título: Satisfação com os serviços odontológicos, acesso a informações em saúde bucal e autopercepção da cárie dentária entre adultos
Autor(es): Roberto, Luana Leal
Orientador(ra): Haikal, Desirée Sant’Ana
Membro(s) Banca: Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima
Castilho, Lia Silva de
Silveira, Marise Fagundes
Palavras-chave: Odontologia – Serviços - Satisfação do paciente;Saúde bucal - Acesso à informação;Adultos – Cárie Dentária - Autopercepção;Epidemiologia
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2016
Resumo: Esta dissertação foi composta de três manuscritos construídos a partir de dados secundários do “Projeto SBMOC”, que investigou uma amostra probabilística por conglomerados de adultos (35-44 anos) do município de Montes Claros - MG. Em todas as análises, foi conduzida Regressão Logística Binária com correção pelo efeito de desenho. No primeiro estudo, objetivou-se identificar os fatores associados à insatisfação com os serviços odontológicos utilizados (variável dependente). As variáveis independentes foram reunidas conforme modelo teórico de Andersen e Davidson (1997). Cerca de 11% dos adultos estavam insatisfeitos com o serviço odontológico utilizado. A insatisfação foi menor entre adultos mais velhos e entre fumantes. Por outro lado, foi maior entre aqueles que autopercebiam sua mastigação negativamente, que autopercebiam algum incômodo na região da boca, cabeça e pescoço e que não tiveram acesso à informação sobre problemas bucais. No segundo estudo, avaliou-se os fatores relacionados à falta de acesso à informação em saúde bucal (variável dependente). As variáveis independentes foram reunidas em subgrupos conforme modelo teórico de Alfabetização em saúde. Constatou-se que 37,5% dos adultos relataram não terem tido acesso a informações em saúde bucal. A falta de acesso a informações foi maior entre adultos que possuíam renda per capita menor, estavam insatisfeitos com os serviços odontológicos utilizados, não utilizavam fio dental, apresentavam domínio físico da qualidade de vida insatisfatório e que autopercebiam a saúde bucal negativamente. No terceiro estudo, foi investigada a validade da autopercepção da presença da cárie dentária (APCD) como teste diagnóstico e fatores associados. As variáveis independentes foram agrupadas em Sociodemográficas, Utilização dos serviços odontológicos; Normativas; Autopercepção; e Hábitos. Foram conduzidos três modelos logísticos múltiplos, sendo: 1) Considerando todos os adultos, 2) Considerando apenas os com lesões de cárie normativas e 3) Considerando apenas adultos sem tais lesões. Foi observada sensibilidade de 77,7%, especificidade de 58%, acurácia de 65%, VPP de 52% e VPN de 81%. No modelo 1, a APCD foi maior entre os que utilizaram os serviços odontológicos há mais tempo, não receberam informações, não utilizavam fio dental, apresentavam lesões normativas, autoperceberam necessidade de tratamento odontológico, relataram dor, insatisfação com a saúde bucal e geral. Já no modelo 2, houve maior chance de APCD entre os que usaram o serviço há mais tempo, perceberam necessidade de tratamento e relataram insatisfação com a saúde bucal e geral. No modelo 3, APCD foi maior entre os que usaram os serviços odontológicos há mais tempo, não receberam informações, perceberam a necessidade de tratamento, relataram insatisfação com a saúde bucal e que não usavam fio dental. Conclusão: Os serviços de saúde devem prover informações em quantidade e qualidade adequadas, a fim de garantir satisfação a seus usuários, melhores níveis de Alfabetização em saúde e contribuir no aumento do poder preditivo das medidas de autopercepção. A oferta de informações é uma ferramenta essencial para que os serviços de saúde sejam mais equânimes, uma vez que o menor acesso a informações é associado a condições desfavoráveis entre adultos.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/738
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